Consultório - Não obrigue o seu bebé a fumar

Até ao século XX, na Europa, o hábito de fumar era praticamente exclusivo do género masculino. Foram iniciadas fortes campanhas publicitárias da indústria tabaqueira, tendo como população-alvo, as mulheres.

Exposição - projeto educação para a saúde

Decorreu no mês de Maio na Fundação Portuguesa do Pulmão, uma exposição de cartazes sobre o tema do tabaco, no âmbito do projecto de educação para a saúde. este evento contou com a participação de várias escolas.

Riscos dos cigarros eletrónicos

Fumar cigarros eletrónicos provoca gripe e torna o vírus mais mortífero. Novos dados apurados pela American Thoracic Society (Sociedade Torácica Norte-Americana) revelam que o ato de inalar o vapor enfraquece o sistema imunitário.

Google desenvolve AI para detetar cancro do pulmão

Sistemas baseados em inteligência artificial conseguiram detectar com mais precisão do que médicos pequenos tumores cancerígenos no pulmão. Esta doença é a mais letal de todos os cancros em todo o mundo.A investigação foi publicada na revista Nature Medicine.

Já é possível diagnosticar pneumonia em apenas uma hora

Chama-se Painel Sindrómico, já é utilizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e é uma solução tecnológica que acelera o diagnóstico da pneumonia que atualmente demora entre um a dois dias para estar concluído.

Ambiente - É possível melhorar a qualidade do ar

A poluição atmosférica é causa de doenças. Compete-nos ser pró-activos no combate a esta situação. Podemos fazê-lo reduzindo a poluição que lançamos para a atmosfera; utilizar transportes públicos entre outras medidas.

Consultório - Desportos certos contra a asma

O doente deve escolher uma actividade que lhe dê prazer.
A relação da asma com a actividade física não é evidente. É importante fazer exercício mas há formas de asma desencadeadas por fazer desporto: é a asma induzida pelo exercício.

Consultório - BCG: quando dar

A vacina contra a tuberculose, a BCG, é um dos mais antigos recursos usados pela Medicina. Desde o início sabemos que não é uma boa vacina mas enquanto não houver uma nova vacina, a BCG continua a ser uma poderosa aliada.

Dia Mundial da Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde. A data comemorativa foi escolhida pela OMS em 1948. Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita esta data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.