IV Jornadas de Cuidados Respiratórios em Enfermagem

Cuidados respiratórios certos: Inspirar, Reabilitar, Capacitar
Dias 3, 4 e 5 de Abril de 2019 | Auditório António Domingues de Azevedo - OCC | Lisboa

Dia Mundial da Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde. A data comemorativa foi escolhida pela OMS em 1948. Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita esta data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.

Operação STOP DPOC

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março, a Associação RESPIRA pretende promover uma campanha de sensibilização, através de uma ação de rastreios gratuitos, no dia 8 de março, no Largo de Camões, entre as 17H e as 23H, para avaliar a função respiratória e promover o conhecimento em torno da DPOC e do meio de diagnóstico mais eficaz: a espirometria.
Estes rastreios estendem-se também aos Hospitais Vila Franca de Xira, Loures e Centro Hospitalar de Setúbal, a serem realizados também no dia 8 de março.

DPOC - Realização de espirometria antes dos 40

Entrevista Dr. Jaime Pina no "Bom Dia Portugal" RTP

No dia 21 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a Fundação Portuguesa do Pulmão aproveitou esta data para alertar para a importância de fazer espirometria antes dos 40 anos, de forma a detetar alterações na função respiratória e pulmonar que indiquem que a pessoa virá a desenvolver DPOC.

Veja a entrevista dada pelo Dr. Jaime Pina ao programa "Bom Dia Portugal" na RTP.

DPOC - Espirometria

No passado dia 21 de Novembro celebrou-se o Dia Mundial da DPOC. Hoje, o alerta vai para o diagnóstico precoce. Se tem mais de 40 anos e é fumador ou ex-fumador, ou tem sintomas como tosse ou falta de ar, consulte o seu médico. Faça uma espirometria! Não deixe que a DPOC lhe corte a respiração.

DPOC - Diagnóstico precoce

Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas vivem com DPOC mas grande parte não sabe que tem a doença. Esteja atento a sintomas como falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e cansaço extremo. Se tiver estes sintomas procure o seu médico.
O diagnóstico precoce é a melhor "arma" contra a DPOC.

DPOC

Já ouviu falar em Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou DPOC?

A DPOC é uma doença crónica cujos principais sintomas são a falta de ar, tosse e aumento da produção de expectoração. Esta doença pode limitar a realização de actividades diárias normais, tão simples como fazer a cama ou ir às compras.
Saiba mais sobre a DPOC, proteja a sua saúde.

Ondas de Calor

Revista Saúda

Artigo por Jaime Pina, publicação de julho

Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.