XV Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

Temos o gosto de comunicar a realização, nos dias 21 e 22 de junho, do 15º Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão, a ocorrer na Ordem dos Médicos do Norte.

A vacina antipneumocócica

A sua utilização pode prevenir alguns casos de pneumonia assim como doença invasiva e doença disseminada. Todas as pessoas que têm diminuição da imunidade e aumento da susceptibilidade devem ser vacinadas.

Consultório - Vacinar alergias

As doenças alérgicas resultam da hipersensibilidade a substâncias comuns do meio ambiente. A alergia pode afectar qualquer órgão. Por vezes a reacção é global: falamos então de anafilaxia. Esta situação pode pôr a vida em risco, se não houver uma intervenção terapêutica rápida e eficiente.

Consultório - Vacine-se, pela sua saúde!

Com o fim do verão chegam as infecções respiratórias, podendo ser afectados todos os aparelhos do sistema respiratório. Faringites, laringites, traqueítes, bronquites, gripes e pneumonias resultam do contacto com vírus e bactérias que circulam no meio ambiente.

Poluição do ar aumenta o risco de DPOC

Um estudo com mais de 300.000 pessoas descobriu que a exposição à poluição do ar exterior está ligada à diminuição da função pulmonar e a um risco aumentado de desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

No verão, atenção ao calor!

As ondas de calor são períodos de duração superior a seis dias consecutivos, em que a temperatura média está 5 graus celsius acima da média para aquele período. Estes fenómenos, são mais graves quando ocorrem nos meses de verão.

Consultório - Alimentos em contramão

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esófago. Acontece por disfunção da válvula que separa os dois órgãos, a cárdia, que pode fazer subir à boca o conteúdo ácido do estômago.

A propaganda dos produtos de tabaco no Séc. XXI

Recentemente doze Sociedades Cientificas Portuguesas manifestaram o seu desagrado e recomendação à população para a não experimentar, nem utilizar os Produtos de Tabaco Aquecido como alternativa ao tabaco tradicional.

Cuidado com os pólenes

Os pólenes são grãos minúsculos reprodutores masculinos das plantas e constituem umas das principais causas de doenças alérgicas. O período do ano em que existe maior concentração de pólenes na atmosfera é entre os meses de abril a julho.