Missão e objetivos

A Fundação Portuguesa do Pulmão tem por missão intervir, por todas as formas, na promoção da saúde respiratória dos portugueses, na prevenção das doenças e na defesa dos interesses e direitos dos doentes respiratórios e bem assim pugnar pela universalidade e equidade no acesso aos cuidados de saúde respiratórios.

Para concretização desta missão a Fundação tem objectivos que se podem agrupar em 6 temas:

Esclarecer

O público sobre questões de saúde individual e colectiva, na área da saúde respiratória.
Os doentes respiratórios sobre o seu próprio tratamento e prestar-lhes toda a colaboração possível nessa matéria.

Estimular

O estudo das medidas práticas adequadas ao melhor diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias.
A avaliação da real incidência e prevalência das doenças respiratórias e os seus custos directos e indirectos.

Diligenciar

No sentido do reforço da qualidade, acessibilidade, universalidade e equidade dos cuidados assistênciais aos doentes reconhecidos e potenciais por parte dos sectores público, social e privado.
No sentido da tomada de posições junto dos poderes públicos para adopção de medidas de interesse colectivo, na área da saúde respiratória.

Promover

Iniciativas de apoio aos doentes respiratórios, com vista à sua protecção no local de trabalho ou residência, particularmente em situações sociais precárias e diligenciar junto de entidades públicas ou privadas no sentido de conseguir esses apoios.
O desenvolvimento de cuidados continuados de saúde e de reabilitação adequados, na área de saúde respiratória.

Desenvolver

Acções pedagógicas e de formação junto dos doentes respiratórios e seus familiares.
Acções de formação na área da Medicina Respiratória junto de profissionais de saúde.
Acções pedagógicas e de formação a pedido de entidades da Sociedade Civil.