Microrradiografia

A micro, como se dizia vulgarmente, era um meio do rastreio alargado no nosso país e que todos conheciam até há cerca de 50 anos.


Grande nevoeiro de Londres - 1952

Há 70 anos, entre os dias 5 e 9 de Dezembro, aconteceu o Grande Smog de Londres. A palavra ?smog? é a junção de smoke (fumo) e fog (nevoeiro). A poluição atmosférica nas cidades era já um problema conhecido, mas pouco valorizado: já em Liége, Bélgica, em 1930 tinha havido um episódio semelhante, e em diversas cidades inglesas o problema, cíclico, era estudado. 

Tabagismo em Portugal

A tendência atual do fenómeno relacionado com o consumo e exposição a produtos de tabaco, ainda continua a ser um desafio para a Saúde Pública. 

Tuberculose

Investir para acabar com a tuberculose ? salvar vidas

Há coisas que são tão evidentes, que quase não são precisos estudos para as confirmar. O papel negativo da epidemia covid, provocou um desvio de esforços de actividades de promoção, prevenção, diagnóstico atempado e tratamentos correctos e completos de inúmeras doenças.

Fibrose quística

A fibrose quística (FQ) é uma doença genética; no caso de os pais serem portadores dessa mutação há a possibilidade de a doença surgir nos filhos. Desde 2013 o "teste do pezinho", efectuado nos primeiros dias de vida, inclui também a despistagem dos casos suspeitos desta doença; estima-se que nasçam com FQ cerca de 30 crianças por ano no nosso país. 


Observatório Nacional das Doenças Respiratórias 2020

Já estás disponível para consulta o ONDR2020.

Vivamos a vida sem medo!

Este ano é muito importante não nos esquecermos de fazer a vacina antigripal em Outubro. Neste próximo inverno, quanto mais conseguirmos evitar os episódios gripais, mais ficaremos protegidos de todo o rol de procedimentos diagnósticos e de ansiedades instaladas sempre que haja uma suspeita de covid19.

Covid-19 - A grande esperança!

Há cerca de um ano, a humanidade viu-se confrontada com uma nova epidemia com inicio na China, produzida pelo vírus SARS-CoV- 2, que originou a doença designada COVID-19, tornando-se rapidamente uma pandemia mundial.


Covid-19. Vivemos tempos ambivalentes

O progresso científico, a luz ao fundo do túnel ou o princípio do fim da pandemia

Vivemos tempos ambivalentes: os mais notáveis progressos da ciência correm em paralelo com movimentos que os negam.



PATROCINADORES