Refluxo gastroesofágico

O conteúdo do estômago é ácido e isso é essencial para o desenrolar da digestão dos alimentos. A situação de refluxo desse líquido para o esófago acontece quando se vomita, mas, mesmo fora desses eventos raros e muito desagradáveis, o refluxo de pequenas quantidades acontece frequentemente, podendo dar sintomas ou passar despercebido.

No regresso às aulas, a asma está presente

A asma brônquica, provocando acessos de pieira, tosse e falta de ar, é uma doença que surge em todas as idades; se também entre nós conhecemos muitos casos, nas crianças e jovens ela é mais prevalente.


Pólens

Durante a Primavera, e com o Verão em curso, temos as doenças alérgicas a provocar quadros arrastados e por vezes graves. A rinite alérgica, a asma brônquica e as conjuntivites, que podem ter várias outras causas, têm nos pólens uma das principais. 


Paracetamol - atenção!

O paracetamol é um medicamento de uso corrente, e que é importante saber usar, mesmo em situações de automedicação. É uma substância que começa a ser utilizada a partir de 1955, após os estudos de Julius Axelrod, com o nome comercial mais popularizado de Tylenol (USA), Panadol (UK), Doliprane (França) e que conhecemos como Ben-u-ron.


Superbactérias.

A resistência aos antibióticos, um grave problema de Saúde Pública.

O ano de 1928 é mítico na História da Medicina e da Humanidade. Nesse ano, Alexandre Fleming descobriu, por acaso, o primeiro antibiótico, a penicilina. Esta descoberta abriu a porta ao isolamento de mais de 120 novos antibióticos que hoje utilizamos para tratar e curar a grande maioria das infeções.


Factos Urgentes a Saber Sobre...

Cancro do Pulmão

O Cancro do Pulmão é um inimigo major de saúde pública a nível oncológico e, como Sun Tzu dizia ?se você conhece o inimigo e se conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas?.


Apelo ao rasteio do cancro mais letal do mundo

Cancro do Pulmão

Chamo-me Filipe Paixão e fui recentemente diagnosticado com Cancro do Pulmão, estágio IV, aos 36 anos de idade no passado dia 7 de outubro de 2022.


Ressonar

Ressonar sempre foi incomodativo ? para quem ouve ? e, geralmente, não apercebido por quem ressona. Antigamente achava-se isto uma característica de alguns e motivo de comentários jocosos. 


É preciso mais literacia ambiental

Na última década, muita informação tem sido veiculada sobre a temática ambiental em diversos canais. 



PATROCINADORES