Impactos dos incêndios florestais na saúde respiratória

Voz de Alpiarça, Agosto de 2017

Portugal é o País da Europa com maior percentagem de mata ardida. Este ano, tal como aconteceu em 2003 e 2005, fomos fortemente penalizados pelos incêndios florestais.

Por Jaime Pina

Resguarde-se do Calor

Diário de Coimbra, 13 de Julho de 2017

Todos nós devemos ter em conta que o calor em excesso pode trazer graves consequências para a saúde, sendo especialmente atingidos os doentes crónicos, designadamente os doentes respiratórios; idosos; grávidas; crianças e trabalhadores com grande actividade no exterior.

Por João Rui Gaspar de Almeida

Cuidado com as ondas de calor

A Aurora do Lima, Julho de 2017

Para prevenir os efeitos nefastos das ondas de calor recomendam-se os certos cuidados, em particular com crianças nos primeiros anos de vida, idosos e portadores de doenças crónicas.

Por Pimenta de Castro

Aprender a viver com Asma

Diário de Coimbra, 1 de Junho de 2017

No passado mês de Maio, mais concretamente no dia 2, comemorou-se  o Dia Mundial da Asma, importante acontecimento anualmente organizado pela "Global Initiative for Asthma" - GINA, e que este ano teve como tema: "Melhor ar, melhor respiração".

Erros de Medicação

Diário de Coimbra, 10 de Maio de 2017

Quase todos os anos aparecem alertas para os erros de medicação que podem provocar um número elevado de mortos, como por exemplo a Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares que, em 2008 alertava para o facto de a administração errada de medicamentos aos doentes hospitalizados ser responsável pela morte anual de 7000 pessoas.

O Pulmão e a Primavera

Diário de Coimbra, 24 de Abril de 2017

A chegada da Primavera está habitualmente associada a um aumento de sintomas relacionados com as alergias respiratórias - rinite alérgica (obstrução nasal, espirros, prurido nasal, secreções aquosas) e asma ( crises de falta de ar, tosse, e "pieira" no peito) podendo associar-se a conjuntivite alérgica (lacrimejo e prurido nos olhos).