DPOC. A doença respiratória do século XXI

A DPOC é uma das doenças com maior impacto em Portugal e no Mundo. Neste artigo descrevem-se as suas causas, os seus efeitos e, em linhas gerais, as medidas que podem ser implementadas na sua prevenção e tratamento.


Por Jaime Pina

Ler mais

Tenha uma boa primavera...apesar dos pólenes.

Conheça aqui os cuidados a ter durante esta Primavera.


Por Jaime Pina

Ler mais

Animais de companhia. Nem tudo são virtudes

Um doente alérgico deve evitar ter animais de pelo ou aves dentro da sua casa.


Por Jaime Pina

Ler mais

Homenagem a Stephen Hawking

Stephen Hawking era um ser excecional. Lutador, otimista, com um sentido de humor invulgar, deixa-nos muitas lições, sobretudo na luta contra a adversidade e na superação dos obstáculos que teve de enfrentar e vencer durante a vida. Só não superou a morte. Aqui, foi igual a qualquer outra pessoa.

Por Jaime Pina

Ler mais

O Papel da Pneumologia nas Doenças Neuromusculares

 As doenças neuromusculares (DNM) são doenças genéticas, hereditárias e progressivas, sendo que todas têm em comum a falta de força muscular.  Os principais problemas respiratórios que os pacientes com DNM experimentam são a diminuição da capacidade respiratória e da tosse. 


Por Maria Joana Pereira

Ler mais

O Pulmão e a Primavera

Diário de Coimbra, 24 de Abril de 2017

A chegada da Primavera está habitualmente associada a um aumento de sintomas relacionados com as alergias respiratórias - rinite alérgica (obstrução nasal, espirros, prurido nasal, secreções aquosas) e asma ( crises de falta de ar, tosse, e "pieira" no peito) podendo associar-se a conjuntivite alérgica (lacrimejo e prurido nos olhos).

Por João Rui Gaspar de Almeida
Ler mais

Homenagem a John Sulston

No passado dia 9 de março a imprensa mundial deu a notícia do falecimento do cientista britânico John Sulston, laureado com o Prémio Nobel pelo seu contributo para a descodificação do genoma humano.


Por Jaime Pina

Ler mais

Nova lei do tabaco

Diário de Coimbra, Agosto de 2017

A nova lei do tabaco que foi promulgada pelo Presidente da República no passado dia 14 de julho, só entra em vigor no início do próximo ano, apresenta várias alterações em relação à anterior.

Por João Rui Gaspar de Almeida

Ler mais

Fumar ao pé de crianças, não!

Com os conhecimentos que hoje temos, fumar em ambientes em que coabitam crianças é uma prática inadmissível. Nunca o faça, por si e pelas suas crianças.

Por Jaime Pina

Ler mais

Tabagismo e gravidez

Os filhos de mães fumadoras durante a gravidez apresentam níveis mais elevados de doenças respiratórias na primeira infância: bronquiolites, infeções respiratórias de repetição e asma.

Por Jaime Pina

Ler mais

Cuidado! Dormir mal pode ser perigoso

 O Estudo Poligráfico do Sono Noturno, hoje em dia um exame diagnóstico rotineiro, permitiu passar a detetar muitos distúrbios do sono e, entre eles adquire cada vez maior importância a Síndroma da Apneia Obstrutiva do Sono

Por Jaime Pina
Ler mais

Erros de Medicação

Diário de Coimbra, 10 de Maio de 2017

Quase todos os anos aparecem alertas para os erros de medicação que podem provocar um número elevado de mortos, como por exemplo a Associação Portuguesa dos Farmacêuticos Hospitalares que, em 2008 alertava para o facto de a administração errada de medicamentos aos doentes hospitalizados ser responsável pela morte anual de 7000 pessoas.
Por João Rui Gaspar de Almeida
Ler mais

Impactos dos incêndios florestais na saúde respiratória

Voz de Alpiarça, Agosto de 2017

Portugal é o País da Europa com maior percentagem de mata ardida. Este ano, tal como aconteceu em 2003 e 2005, fomos fortemente penalizados pelos incêndios florestais.

Por Jaime Pina

Ler mais

Cuidado com as ondas de calor

A Aurora do Lima, Julho de 2017

Para prevenir os efeitos nefastos das ondas de calor recomendam-se os certos cuidados, em particular com crianças nos primeiros anos de vida, idosos e portadores de doenças crónicas.

Por Pimenta de Castro

Ler mais

Resguarde-se do Calor

Diário de Coimbra, 13 de Julho de 2017

Todos nós devemos ter em conta que o calor em excesso pode trazer graves consequências para a saúde, sendo especialmente atingidos os doentes crónicos, designadamente os doentes respiratórios; idosos; grávidas; crianças e trabalhadores com grande actividade no exterior.

Por João Rui Gaspar de Almeida

Ler mais

Aprender a viver com Asma

Diário de Coimbra, 1 de Junho de 2017

No passado mês de Maio, mais concretamente no dia 2, comemorou-se  o Dia Mundial da Asma, importante acontecimento anualmente organizado pela "Global Initiative for Asthma" - GINA, e que este ano teve como tema: "Melhor ar, melhor respiração".
Por João Rui Gaspar de Almeida

Ler mais

PATROCINADORES