Este ano ainda é mais importante protegermo-nos das infeções respiratórias

A Covid-19 veio introduzir um novo fator de preocupação para o próximo período Outono-Inverno. Neste período vão aumentar as infeções respiratórias. Todas as pessoas, sobretudo as mais frágeis, devem proteger-se!

Em ano de covid - vacinar contra a gripe!

Este ano é muito importante não nos esquecermos de fazer a vacina antigripal em Outubro. Neste próximo inverno, quanto mais conseguirmos evitar os episódios gripais, mais ficaremos protegidos de todo o rol de procedimentos diagnósticos e de ansiedades instaladas sempre que haja uma suspeita de covid19.

Observatório Nacional das Doenças Respiratórias

Da extensa lista do relatório deste observatório - ONDR - apresentamos alguns dados que espelham o largo peso que têm na saúde dos portugueses, e que podem ajudar a planear o trabalho e prevenir o seu agravamento.

E as outras doenças?

Em tempos de pandemia, é necessário não esquecer as outras doenças!
Do ponto de vista individual, cada um de nós tem que ter presente que não podemos deixar arrastar sintomas.

A DPOC e a Pneumologia

A DPOC - doença pulmonar obstrutiva crónica - é a designação de um conjunto de doenças respiratórias que, sendo muito frequentes, foram relativamente desvalorizadas no passado.

Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono

O sindroma da apneia obstrutiva do sono - SAOS, é um problema da saúde pública que, no espaço de cerca de três décadas passou, de quase desconhecido, a muitíssimo presente na comunidade.

Silicose

A silicose é a mais conhecida doença profissional de causa inalatória. Se é, na actualidade, uma doença pouco frequente, há algumas décadas, o número de afectados era muito grande.

Refletir o Dia Mundial da Asma em ambiente COVID-19

A FPP intervém, estatutariamente, por todas as formas, na prevenção das doenças respiratórias, pugna pela universalidade e equidade no acesso aos cuidados de saúde respiratórios e defende os direitos e interesses dos cidadãos afectados, por essas patologias.

Vacine(-se)

Na Semana Europeia da Vacinação, relembro a importância da prevenção de doenças graves como a pneumonia.
Prof. Dr. José Alves
Artigo publicado no Jornal Médico


PATROCINADORES