Refletir o Dia Mundial da Asma em ambiente COVID-19

A FPP intervém, estatutariamente, por todas as formas, na prevenção das doenças respiratórias, pugna pela universalidade e equidade no acesso aos cuidados de saúde respiratórios e defende os direitos e interesses dos cidadãos afectados, por essas patologias.

Vacine(-se)

Na Semana Europeia da Vacinação, relembro a importância da prevenção de doenças graves como a pneumonia.
Prof. Dr. José Alves
Artigo publicado no Jornal Médico

Infeção Covid-19

Acompanhamento da evolução diária epidemiológica nacional

A Fundação Portuguesa do Pulmão, com o objectivo de permitir um melhor acompanhamento da situação epidemiológica nacional da infecção Covid-19, publica diariamente os dados disponibilizados pelas autoridades da Saúde.

Dia Europeu do Ex-Fumador

A data é celebrada a 26 de setembro em todos os Estados-Membros da União Europeia, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar.

O que é a Reabilitação Respiratória e quais os seus benefícios?

As doenças respiratórias crónicas, de que são exemplos a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a fibrose pulmonar, têm importantes consequências negativas para os doentes com perda de qualidade de vida.

Quinze regras para deixar de fumar

O hábito de fumar está associado a níveis elevados de doença e de mortalidade. Relativamente à primeira, o tabaco é a atual principal causa de doença evitável. O tabagismo é responsável por 10% da mortalidade global.

Amianto e doença respiratória

Até praticamente ser banido em todo o mundo, o sucesso do amianto deveu-se às características das suas fibras, que apresentam uma elevada resistência ao stresse mecânico, às elevadas temperaturas e às agressões ácidas, alcalinas e bacterianas.

Animais de companhia. Nem tudo são virtudes

No nosso país, em mais de metade dos lares existe, pelo menos, um animal de companhia. Ter um animal de estimação pode trazer inúmeras vantagens mas, nos doentes alérgicos, estas vantagens podem ter contrapartidas.

Tenha uma boa primavera...apesar dos pólenes.

Com a primavera chegam também os dias mais longos e quentes. São estes dois fatores - temperatura e o tempo de exposição solar - que desencadeiam o renascer do mundo vegetal. O mundo vegetal explode e os pólenes também.


PATROCINADORES