A DPOC e a Pneumologia

A DPOC - doença pulmonar obstrutiva crónica - é a designação de um conjunto de doenças respiratórias que, sendo muito frequentes, foram relativamente desvalorizadas no passado.

Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono

O sindroma da apneia obstrutiva do sono - SAOS, é um problema da saúde pública que, no espaço de cerca de três décadas passou, de quase desconhecido, a muitíssimo presente na comunidade.

Silicose

A silicose é a mais conhecida doença profissional de causa inalatória. Se é, na actualidade, uma doença pouco frequente, há algumas décadas, o número de afectados era muito grande.

Refletir o Dia Mundial da Asma em ambiente COVID-19

A FPP intervém, estatutariamente, por todas as formas, na prevenção das doenças respiratórias, pugna pela universalidade e equidade no acesso aos cuidados de saúde respiratórios e defende os direitos e interesses dos cidadãos afectados, por essas patologias.

Comunicado FPP - Proteção respiratória

A Fundação Portuguesa do Pulmão vem de novo chamar a atenção da população para a necessidade de se melhorarem as atitudes comportamentais preventivas no combate à pandemia.

Vacine(-se)

Na Semana Europeia da Vacinação, relembro a importância da prevenção de doenças graves como a pneumonia.
Prof. Dr. José Alves
Artigo publicado no Jornal Médico

Os estudos do Coronavírus

Os estudos, as descobertas, os tratamentos, a cura, as vacinas... tudo sobre o corona vírus e a covid-19.

O Dr. Raul de Amaral Marques aborda o tema desmistificando-o.

Infeção Covid-19

Acompanhamento da evolução diária epidemiológica nacional

A Fundação Portuguesa do Pulmão, com o objectivo de permitir um melhor acompanhamento da situação epidemiológica nacional da infecção Covid-19, publica diariamente os dados disponibilizados pelas autoridades da Saúde.

O que é a Reabilitação Respiratória e quais os seus benefícios?

As doenças respiratórias crónicas, de que são exemplos a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a fibrose pulmonar, têm importantes consequências negativas para os doentes com perda de qualidade de vida.