Fumar ao pé de crianças, não!

Fumar em ambientes em que coabitam crianças é uma prática inadmissível. O tabaco é responsável anualmente por 5 milhões de mortes, dá-se cada vez maior importância aos malefícios do tabagismo passivo, sobretudo em crianças.

Nova lei do tabaco

A nova lei do tabaco que foi promulgada pelo Presidente da República no passado dia 14 de julho, apresenta várias alterações em relação à anterior, destacando-se o reforço da proibição de fumar em locais destinados a menores de 18 anos.

O Pulmão e a Primavera

A chegada da Primavera está habitualmente associada a um aumento de sintomas relacionados com as alergias respiratórias. Conheça algumas recomendações e medidas preventivas para viver esta estação com maior qualidade de vida.

Cuidado! Dormir mal pode ser perigoso

O Estudo Poligráfico do Sono Noturno, hoje em dia um exame diagnóstico rotineiro, permitiu passar a detetar muitos distúrbios do sono e, entre eles adquire cada vez maior importância a Síndroma da Apneia Obstrutiva do Sono.

Erros de Medicação

Quase todos os anos aparecem alertas para os erros de medicação que podem provocar um número elevado de mortos. A administração errada de medicamentos aos doentes hospitalizados ser responsável pela morte anual de 7000 pessoas.

Impactos dos incêndios florestais na saúde respiratória

Portugal é o País da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações. Os seus efeitos sobre a saúde respiratória das populações são muito penalizadores.

Cuidado com as ondas de calor

Estes fenómenos, cada vez mais frequentes, são uma consequência do aquecimento global da terra. Para prevenir os efeitos nefastos das ondas de calor recomendam-se os certos cuidados, em particular com crianças, idosos e portadores de doenças crónicas.

Resguarde-se do Calor

Todos nós devemos ter em conta que o calor em excesso pode trazer graves consequências para a saúde, sendo especialmente atingidos os doentes crónicos, designadamente os doentes respiratórios; idosos; grávidas; crianças e trabalhadores com grande actividade no exterior.

Aprender a viver com Asma

No passado mês de Maio, mais concretamente no dia 2, comemorou-se o Dia Mundial da Asma, importante acontecimento anualmente organizado pela "Global Initiative for Asthma" - GINA, e que este ano teve como tema: "Melhor ar, melhor respiração".


PATROCINADORES