As infeções do Outono/Inverno

Entrámos no Outono e, oficialmente, entrámos no tempo das infeções respiratórias!

E, neste ano de Pandemia viral, mais perigosas se podem tornar as infeções respiratórias.

Gripe, pneumonia e pandemia

Mais do que nunca, devemos apostar na vacinação.
Todos podemos ter um papel ativo: contrair uma pneumonia é, e será sempre, grave. Contrair uma pneumonia em pleno pico de gripe e durante uma pandemia é bastante pior: nesta altura, o nosso sistema imunitário está mais frágil e, por isso, com maior propensão para falhar.

A mortalidade de doentes por pneumonia é muito grande - José Alves, FPP

Em outubro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria, no Porto, lançou uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco, numa fase em que vivemos uma segunda vaga de Covid-19.

Covid-19, como chegámos aqui

Da iliteracia em saúde à má estratégia comunicacional

"Mensagens contraditórias geram confusão e dúvidas e nada contribuem para a coesão comportamental tão necessária no combate a uma pandemia. É dos livros."

DPOC em Portugal - prevalência de tratamento

De acordo com o último estudo realizado em Portugal, existe subdiagnóstico da DPOC e uma potencial baixa adesão dos doentes ao tratamento.

Campanha - Juntos Contra a Pneumonia

Presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão apresenta a Campanha - Juntos Contra a Pneumonia, reforça as medidas básicas de proteção contra a Covid-19.

Os estudos do Coronavírus

Os estudos, as descobertas, os tratamentos, a cura, as vacinas... tudo sobre o Coronavírus e a covid-19.
O Dr. Raul de Amaral Marques aborda o tema desmistificando-o.

FPP lança a campanha "Juntos Contra a Pneumonia"

Num período em que Portugal pode estar a enfrentar uma segunda vaga de Covid-19, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria - Porto, lança uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco.

Fazer a vacina da pneumonia pode ajudar toda a sociedade

Por dia, 16 pessoas morrem de pneumonia em Portugal. Por ano, são 5 mil óbitos.  A preocupação deu o mote a uma campanha pela vacinação do Movimento Doentes pela Vacinação - MOVA, protagonizada por Herman José, para quem foi "um orgulho aceitar o nome e a cara a uma causa tão nobre".