Vivamos a vida sem medo!

Quase parece que gostamos de ouvir que somos os piores do mundo (salvo no futebol), mas. de fato, com mais de 80 por cento da população imunizada contra a COVID-19, somos dos paí­ses com maior taxa de vacinação do planeta - 20 por cento acima da União Europeia, com que tanto nos comparamos.

A experiência do Serviço Nacional de Saúde nas décadas mais recentes, levou, com certeza, os portugueses a aderir à proposta de vacinação. Uma campanha bem organizada completou o quadro.

Com estes 80 por cento de vacinados, sabemos que estamos bastante protegidos para as formas mais graves da doença. Sabe-se que com esta, e com todas as vacinas, a proteção nunca é de 100 por cento, mas que melhora muito(íssimo) o panorama geral.

Desvalorizemos os discursos e notícias alar- mistas, que visam fomentar e manter o medo nas nossas cabeças. Continuará a haver casos de doença, e alguns fatais, infelizmente, mas a vida deve e tem que continuar. Como sempre, se nos sentirmos doentes, procuremos ajuda dos serviços de saúde: seja COVID ou outra das muitas doenças que existem, o diagnóstico e o tratamento precoce é a forma segura de ultra­passar essa provação.

No dia a dia, a enorme maioria das pessoas não tem qualquer sintoma, nem está doente! Viva­mos a vida sem medo, com responsabilidade, sensatamente. Mantermo-nos ativos é a melhor maneira de resistir às doenças: manter ligação com os amigos e familiares, com as atividades culturais e desportivas da nossa zona de residência, fazer umas caminhadas regularmente (maiores ou menores, segundo a capacidade de cada um), ou praticar algum desporto que seja do nosso gosto (se tal é possível).

Os cuidados individuais, sobretudo o lavar das mãos regularmente, o uso da máscara nos ambientes fechados, devem continuar a estar presentes.

Sair, andarao ar livre, não só nos permite ter mais atividade como nos ajuda a melhorar a disposição de espírito e a combater os estados depressivos.

E, ao ar livre, a diluição do ar, a sua renovação eficaz no exterior, são a melhor proteção coletiva.

Terminando, relembramos que a vacina antigripal a partir de Outubro está aí para ser usada e continua a ser uma ajuda importante. Todos nós, com mais de 65 anos, apenas temos que nos dirigir ao centro de saúde e seremos vacinados gratuitamente.


Artigo publicado em "A voz dos reformados" setembro/outubro 2021
por Dr. José Miguel Carvalho


PATROCINADORES