Fibrose quística

A fibrose quística (FQ) é uma doença genética; no caso de os pais serem portadores dessa mutação há a possibilidade de a doença surgir nos filhos. Desde 2013 o "teste do pezinho", efectuado nos primeiros dias de vida, inclui também a despistagem dos casos suspeitos desta doença; estima-se que nasçam com FQ cerca de 30 crianças por ano no nosso país. 


Observatório Nacional das Doenças Respiratórias 2020

Já estás disponível para consulta o ONDR2020.

Vivamos a vida sem medo!

Este ano é muito importante não nos esquecermos de fazer a vacina antigripal em Outubro. Neste próximo inverno, quanto mais conseguirmos evitar os episódios gripais, mais ficaremos protegidos de todo o rol de procedimentos diagnósticos e de ansiedades instaladas sempre que haja uma suspeita de covid19.

Covid-19 - A grande esperança!

Há cerca de um ano, a humanidade viu-se confrontada com uma nova epidemia com inicio na China, produzida pelo vírus SARS-CoV- 2, que originou a doença designada COVID-19, tornando-se rapidamente uma pandemia mundial.


Covid-19. Vivemos tempos ambivalentes

O progresso científico, a luz ao fundo do túnel ou o princípio do fim da pandemia

Vivemos tempos ambivalentes: os mais notáveis progressos da ciência correm em paralelo com movimentos que os negam.


Be Active - Uma nova solução digital

Resultado do trabalho desenvolvido pela Fundação Portuguesa do Pulmão, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Gresp e Respira. Assista ao lançamento desta nova solução digital, que foi transmitido em direto através da página de Facebook da Campanha e do Zoom, no passado dia 25 de Novembro.


José Alves: «Para prevenir a DPOC basta não fumar»

Noventa por cento dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica DPOC são provocados pelo fumo do tabaco. Se nada for feito, a doença evolui para uma insuficiência respiratória com necessidade permanente de oxigénio.


As infeções do Outono/Inverno

Entrámos no Outono e, oficialmente, entrámos no tempo das infeções respiratórias!

E, neste ano de Pandemia viral, mais perigosas se podem tornar as infeções respiratórias.


Gripe, pneumonia e pandemia

Mais do que nunca, devemos apostar na vacinação.
Todos podemos ter um papel ativo: contrair uma pneumonia é, e será sempre, grave. Contrair uma pneumonia em pleno pico de gripe e durante uma pandemia é bastante pior: nesta altura, o nosso sistema imunitário está mais frágil e, por isso, com maior propensão para falhar.


PATROCINADORES