Infeção Covid-19

Acompanhamento da evolução diária epidemiológica nacional

A Fundação Portuguesa do Pulmão, com o objectivo de permitir um melhor acompanhamento da situação epidemiológica nacional da infecção Covid-19, publica diariamente os dados disponibilizados pelas autoridades da Saúde.

Refletir o Dia Mundial da Asma em ambiente COVID-19

A FPP intervém, estatutariamente, por todas as formas, na prevenção das doenças respiratórias, pugna pela universalidade e equidade no acesso aos cuidados de saúde respiratórios e defende os direitos e interesses dos cidadãos afectados, por essas patologias.

Comunicado FPP

Covid-19 Máscaras de Proteção Respiratória

A Fundação Portuguesa do Pulmão vem de novo chamar a atenção para a necessidade de utilização de máscaras por toda a população sempre que não for possível respeitar a distância de segurança...

Vacine(-se)

Na Semana Europeia da Vacinação, relembro a importância da prevenção de doenças graves como a pneumonia.
Prof. Dr. José Alves
Artigo publicado no Jornal Médico

Os estudos do Coronavírus

Os estudos, as descobertas, os tratamentos, a cura, as vacinas... tudo sobre o corona vírus e a covid-19.

O Dr. Raul de Amaral Marques aborda o tema desmistificando-o.

O que é a Reabilitação Respiratória e quais os seus benefícios?

As doenças respiratórias crónicas, de que são exemplos a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a fibrose pulmonar, têm importantes consequências negativas para os doentes com perda de qualidade de vida.

Quinze regras para deixar de fumar

O hábito de fumar está associado a níveis elevados de doença e de mortalidade. Relativamente à primeira, o tabaco é a atual principal causa de doença evitável. O tabagismo é responsável por 10% da mortalidade global.

Amianto e doença respiratória

Até praticamente ser banido em todo o mundo, o sucesso do amianto deveu-se às características das suas fibras, que apresentam uma elevada resistência ao stresse mecânico, às elevadas temperaturas e às agressões ácidas, alcalinas e bacterianas.

DPOC. A doença respiratória do século XXI

A DPOC é uma das doenças com maior impacto em Portugal e no Mundo. Neste artigo descrevem-se as suas causas, os seus efeitos e, em linhas gerais, as medidas que podem ser implementadas na sua prevenção e tratamento.

Animais de companhia. Nem tudo são virtudes

No nosso país, em mais de metade dos lares existe, pelo menos, um animal de companhia. Ter um animal de estimação pode trazer inúmeras vantagens mas, nos doentes alérgicos, estas vantagens podem ter contrapartidas.