Quinze regras para deixar de fumar

O hábito de fumar está associado a níveis elevados de doença e de mortalidade. Relativamente à primeira, o tabaco é a atual principal causa de doença evitável. O tabagismo é responsável por 10% da mortalidade global.

Amianto e doença respiratória

Até praticamente ser banido em todo o mundo, o sucesso do amianto deveu-se às características das suas fibras, que apresentam uma elevada resistência ao stresse mecânico, às elevadas temperaturas e às agressões ácidas, alcalinas e bacterianas.

Animais de companhia. Nem tudo são virtudes

No nosso país, em mais de metade dos lares existe, pelo menos, um animal de companhia. Ter um animal de estimação pode trazer inúmeras vantagens mas, nos doentes alérgicos, estas vantagens podem ter contrapartidas.

Tenha uma boa primavera...apesar dos pólenes.

Com a primavera chegam também os dias mais longos e quentes. São estes dois fatores - temperatura e o tempo de exposição solar - que desencadeiam o renascer do mundo vegetal. O mundo vegetal explode e os pólenes também.

DPOC. A doença respiratória do século XXI

A DPOC é uma das doenças com maior impacto em Portugal e no Mundo. Neste artigo descrevem-se as suas causas, os seus efeitos e, em linhas gerais, as medidas que podem ser implementadas na sua prevenção e tratamento.

Homenagem a Stephen Hawking

Stephen Hawking era um ser excecional. Lutador, otimista, com um sentido de humor invulgar, deixa-nos muitas lições, sobretudo na luta contra a adversidade e na superação dos obstáculos que teve de enfrentar e vencer durante a vida.

O Papel da Pneumologia nas Doenças Neuromusculares

As doenças neuromusculares (DNM) são doenças genéticas, hereditárias e progressivas, sendo que todas têm em comum a falta de força muscular. Conheça os principais problemas respiratórios dos pacientes com DNM 

Homenagem a John Sulston

No passado dia 9 de março a imprensa mundial deu a notícia do falecimento do cientista britânico John Sulston, laureado com o Prémio Nobel pelo seu contributo para a descodificação do genoma humano. Descrevemos aqui parte do seu trabalho pioneiro.  

Fumar ao pé de crianças, não!

Fumar em ambientes em que coabitam crianças é uma prática inadmissível. O tabaco é responsável anualmente por 5 milhões de mortes, dá-se cada vez maior importância aos malefícios do tabagismo passivo, sobretudo em crianças.


PATROCINADORES