Infeção Covid-19

Acompanhamento da evolução diária epidemiológica nacional

A Fundação Portuguesa do Pulmão, com o objectivo de permitir um melhor acompanhamento da situação epidemiológica nacional da infecção Covid-19, publica diariamente os dados disponibilizados pelas autoridades da Saúde.

Nova lei do tabaco

A nova lei do tabaco que foi promulgada pelo Presidente da República no passado dia 14 de julho, apresenta várias alterações em relação à anterior, destacando-se o reforço da proibição de fumar em locais destinados a menores de 18 anos.

Dia Europeu do Ex-Fumador

A data é celebrada a 26 de setembro em todos os Estados-Membros da União Europeia, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar.

O que é a Reabilitação Respiratória e quais os seus benefícios?

As doenças respiratórias crónicas, de que são exemplos a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e a fibrose pulmonar, têm importantes consequências negativas para os doentes com perda de qualidade de vida.

Quinze regras para deixar de fumar

O hábito de fumar está associado a níveis elevados de doença e de mortalidade. Relativamente à primeira, o tabaco é a atual principal causa de doença evitável. O tabagismo é responsável por 10% da mortalidade global.

Amianto e doença respiratória

Até praticamente ser banido em todo o mundo, o sucesso do amianto deveu-se às características das suas fibras, que apresentam uma elevada resistência ao stresse mecânico, às elevadas temperaturas e às agressões ácidas, alcalinas e bacterianas.

Animais de companhia. Nem tudo são virtudes

No nosso país, em mais de metade dos lares existe, pelo menos, um animal de companhia. Ter um animal de estimação pode trazer inúmeras vantagens mas, nos doentes alérgicos, estas vantagens podem ter contrapartidas.

Tenha uma boa primavera...apesar dos pólenes.

Com a primavera chegam também os dias mais longos e quentes. São estes dois fatores - temperatura e o tempo de exposição solar - que desencadeiam o renascer do mundo vegetal. O mundo vegetal explode e os pólenes também.

DPOC. A doença respiratória do século XXI

A DPOC é uma das doenças com maior impacto em Portugal e no Mundo. Neste artigo descrevem-se as suas causas, os seus efeitos e, em linhas gerais, as medidas que podem ser implementadas na sua prevenção e tratamento.