Homenagem a John Sulston

No passado dia 9 de março a imprensa mundial deu a notícia do falecimento do cientista britânico John Sulston, laureado com o Prémio Nobel pelo seu contributo para a descodificação do genoma humano. Descrevemos aqui parte do seu trabalho pioneiro.

Tabagismo e gravidez

Os filhos de mães fumadoras durante a gravidez apresentam níveis mais elevados de doenças respiratórias: bronquiolites, infeções respiratórias de repetição e asma. Fumar durante a gravidez prejudica gravemente a criança que está a ser formada.

Fumar ao pé de crianças, não!

Fumar em ambientes em que coabitam crianças é uma prática inadmissível. O tabaco é responsável anualmente por 5 milhões de mortes, dá-se cada vez maior importância aos malefícios do tabagismo passivo, sobretudo em crianças.

Nova lei do tabaco

A nova lei do tabaco que foi promulgada pelo Presidente da República no passado dia 14 de julho, apresenta várias alterações em relação à anterior, destacando-se o reforço da proibição de fumar em locais destinados a menores de 18 anos.

O Pulmão e a Primavera

A chegada da Primavera está habitualmente associada a um aumento de sintomas relacionados com as alergias respiratórias. Conheça algumas recomendações e medidas preventivas para viver esta estação com maior qualidade de vida.

A Fundação Portuguesa do Pulmão no Pneumoscópio

Foi recentemente apresentada uma Plataforma de Caracterização Epidemiológica das Pneumonias em Portugal: o Pneumoscópio.

Este projeto, que visa uma melhor caracterização da realidade nacional, utiliza as duas variáveis consideradas - os internamentos hospitalares e a mortalidade ? de forma georreferenciada. Os resultados, que estão disponíveis para um vasto leque de profissionais de saúde (médicos, investigadores, docentes universitários, etc.) são apresentados em formato digital.

Cuidado! Dormir mal pode ser perigoso

O Estudo Poligráfico do Sono Noturno, hoje em dia um exame diagnóstico rotineiro, permitiu passar a detetar muitos distúrbios do sono e, entre eles adquire cada vez maior importância a Síndroma da Apneia Obstrutiva do Sono.

Erros de Medicação

Quase todos os anos aparecem alertas para os erros de medicação que podem provocar um número elevado de mortos. A administração errada de medicamentos aos doentes hospitalizados ser responsável pela morte anual de 7000 pessoas.

Impactos dos incêndios florestais na saúde respiratória

Portugal é o País da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações. Os seus efeitos sobre a saúde respiratória das populações são muito penalizadores.