DPOC. A doença respiratória do século XXI

A DPOC é uma das doenças com maior impacto em Portugal e no Mundo. Neste artigo descrevem-se as suas causas, os seus efeitos e, em linhas gerais, as medidas que podem ser implementadas na sua prevenção e tratamento.

Homenagem a Stephen Hawking

Stephen Hawking era um ser excecional. Lutador, otimista, com um sentido de humor invulgar, deixa-nos muitas lições, sobretudo na luta contra a adversidade e na superação dos obstáculos que teve de enfrentar e vencer durante a vida.

O Papel da Pneumologia nas Doenças Neuromusculares

As doenças neuromusculares (DNM) são doenças genéticas, hereditárias e progressivas, sendo que todas têm em comum a falta de força muscular. Conheça os principais problemas respiratórios dos pacientes com DNM

Homenagem a John Sulston

No passado dia 9 de março a imprensa mundial deu a notícia do falecimento do cientista britânico John Sulston, laureado com o Prémio Nobel pelo seu contributo para a descodificação do genoma humano. Descrevemos aqui parte do seu trabalho pioneiro.

Fumar ao pé de crianças, não!

Fumar em ambientes em que coabitam crianças é uma prática inadmissível. O tabaco é responsável anualmente por 5 milhões de mortes, dá-se cada vez maior importância aos malefícios do tabagismo passivo, sobretudo em crianças.

Nova lei do tabaco

A nova lei do tabaco que foi promulgada pelo Presidente da República no passado dia 14 de julho, apresenta várias alterações em relação à anterior, destacando-se o reforço da proibição de fumar em locais destinados a menores de 18 anos.

O Pulmão e a Primavera

A chegada da Primavera está habitualmente associada a um aumento de sintomas relacionados com as alergias respiratórias. Conheça algumas recomendações e medidas preventivas para viver esta estação com maior qualidade de vida.

A Fundação Portuguesa do Pulmão no Pneumoscópio

Foi recentemente apresentada uma Plataforma de Caracterização Epidemiológica das Pneumonias em Portugal: o Pneumoscópio.

Este projeto, que visa uma melhor caracterização da realidade nacional, utiliza as duas variáveis consideradas - os internamentos hospitalares e a mortalidade ? de forma georreferenciada. Os resultados, que estão disponíveis para um vasto leque de profissionais de saúde (médicos, investigadores, docentes universitários, etc.) são apresentados em formato digital.

Cuidado! Dormir mal pode ser perigoso

O Estudo Poligráfico do Sono Noturno, hoje em dia um exame diagnóstico rotineiro, permitiu passar a detetar muitos distúrbios do sono e, entre eles adquire cada vez maior importância a Síndroma da Apneia Obstrutiva do Sono.