A Fundação Portuguesa do Pulmão

A Fundação Portuguesa do Pulmão é uma Pessoa Colectiva do Direito Privado, tipo fundacional, sem fins lucrativos e de solidariedade social, instituída no dia 15 de Junho de 2009, por vontade dos seus fundadores a Associação nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias e um conjunto de personalidades preocupadas com a repercussão social das doenças respiratórias, as quais, no seu conjunto, são uma das principais causas de morbilidade, incapacidade de longa duração e mortalidade.

Cientes de que a promoção da saúde da saúde respiratória, a prevenção da doença e a defesa dos interesses e direitos dos doentes respiratórios são deveres de toda a Sociedade Civil a Fundação é criada com o intuito de constituir um elemento dinamizador dessa mesma Sociedade no desenvolvimento de acções que contribuam para a melhoria da saúde respiratória dos portugueses.

A Fundação constitui-se em torno de três núcleos que se complementam. Um dos núcleos é constituído por profissionais de diversas áreas do saber capazes de garantir a qualidade científica das intervenções da Fundação. Um outro núcleo é formado por destacados membros da Sociedade Civil que possam contribuir para a divulgação das posições assumidas pela Fundação e influenciar a tomada de decisões importantes para a promoção da saúde respiratória. O outro núcleo é constituído por doentes respiratórios, elementos essenciais na transmissão das suas necessidades e anseios e na defesa dos seus direitos.

Orgãos Sociais

A Fundação tem como corpos sociais o Conselho de Administração, o Conselho Científico, o Conselho Geral e o Conselho Fiscal.

CONSELHO ADMINISTRAÇÃO

Professor Doutor José Alves Presidente