Campanha Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?

Um painel de caras bem conhecidas na área das doenças respiratórias esteve reunido nas últimas semanas para preparar a campanha "Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?"

Previna-se contra a pneumonia!

Uma pneumonia consiste numa inflamação do pulmão causada, de um modo geral, por bactérias ou vírus que se transmitem por contacto direto com as secreções respiratórias de outra pessoa. A forma mais frequente de pneumonia é a pneumocócica, sendo a vacinação a principal medida de prevenção.

A vacina antipneumocócica

A sua utilização pode prevenir alguns casos de pneumonia assim como doença invasiva e doença disseminada. Todas as pessoas que têm diminuição da imunidade e aumento da susceptibilidade devem ser vacinadas.

Eleições dos Órgãos Sociais da FPP - Resultados

Quinquénio 2019-2024

Realizaram-se no dia 4 de outubro de 2019, as eleições dos Órgãos Sociais da Fundação Portuguesa do Pulmão onde se registou uma afluência de votantes superior à das últimas eleições em 37,5%.

X Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

Programa atualizado em 25-09-2019

O X Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão,decorreu no dia 4 de outubro no TRYP Porto Expo Hotel em Leça da Palmeira.

Infeções Respiratórias. Este outono, previna-se!

O ínicio do outono traz o tempo frio e húmido. Este é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório. Este tem importantes mecanismos de defesa contra as infeções, mas podem ser insuficientes para cumprir a sua missão.

Consultório - Vacinar alergias

As doenças alérgicas resultam da hipersensibilidade a substâncias comuns do meio ambiente. A alergia pode afectar qualquer órgão. Por vezes a reacção é global: falamos então de anafilaxia. Esta situação pode pôr a vida em risco, se não houver uma intervenção terapêutica rápida e eficiente.

A propaganda dos produtos de tabaco no Séc. XXI

Recentemente doze Sociedades Cientificas Portuguesas manifestaram o seu desagrado e recomendação à população para a não experimentar, nem utilizar os Produtos de Tabaco Aquecido como alternativa ao tabaco tradicional.

Consultório - Vacine-se, pela sua saúde!

Com o fim do verão chegam as infecções respiratórias, podendo ser afectados todos os aparelhos do sistema respiratório. Faringites, laringites, traqueítes, bronquites, gripes e pneumonias resultam do contacto com vírus e bactérias que circulam no meio ambiente.