Já é possível diagnosticar pneumonia em apenas uma hora

Chama-se Painel Sindrómico, já é utilizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e é uma solução tecnológica que acelera o diagnóstico da pneumonia que atualmente demora entre um a dois dias para estar concluído.

Consultório - Desportos certos contra a asma

O doente deve escolher uma actividade que lhe dê prazer.
A relação da asma com a actividade física não é evidente. É importante fazer exercício mas há formas de asma desencadeadas por fazer desporto: é a asma induzida pelo exercício.

IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

"Proteger, alertar e contribuir para a saúde respiratória dos portugueses" é a missão da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP). O evento, que decorreu durante os dias 24 e 25 de janeiro. Assista o vídeo do cirurgião torácico, Prof. Doutor Jorge Cruz.

2º Encontro da Fundação Portuguesa do Pulmão

Dias 11 e 12 de fevereiro 2019

2º Encontro da Fundação Portuguesa do Pulmão sobre o tema DPOC realizado no Hotel Vila Galé em Coimbra.

Veja o vídeo completo aqui.

IX Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

Dias 24 e 25 de janeiro 2019

IX Congresso sobre o tema - Pulmão, Ambiente e Genética. O evento teve lugar no auditório dos serviços sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Veja o vídeo completo aqui.

IV Jornadas de Cuidados Respiratórios em Enfermagem

Cuidados respiratórios certos: Inspirar, Reabilitar, Capacitar
Dias 3, 4 e 5 de Abril de 2019 | Auditório António Domingues de Azevedo - OCC | Lisboa

Dia Mundial da Saúde

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde. A data comemorativa foi escolhida pela OMS em 1948. Em cada ano, a Organização Mundial da Saúde aproveita esta data para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.

Operação STOP DPOC

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março, a Associação RESPIRA pretende promover uma campanha de sensibilização, através de uma ação de rastreios gratuitos, no dia 8 de março, no Largo de Camões, entre as 17H e as 23H, para avaliar a função respiratória e promover o conhecimento em torno da DPOC e do meio de diagnóstico mais eficaz: a espirometria.
Estes rastreios estendem-se também aos Hospitais Vila Franca de Xira, Loures e Centro Hospitalar de Setúbal, a serem realizados também no dia 8 de março.

DPOC - Realização de espirometria antes dos 40

Entrevista Dr. Jaime Pina no "Bom Dia Portugal" RTP

No dia 21 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a Fundação Portuguesa do Pulmão aproveitou esta data para alertar para a importância de fazer espirometria antes dos 40 anos, de forma a detetar alterações na função respiratória e pulmonar que indiquem que a pessoa virá a desenvolver DPOC.

Veja a entrevista dada pelo Dr. Jaime Pina ao programa "Bom Dia Portugal" na RTP.