Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.

Ler mais

Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.
Ler mais

Infeções Respiratórias

Este outono, previna-se!

Quando o tempo frio e húmido se aproxima, é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório. Este tem importantes mecanismos de defesa contra as infeções, mas podem ser insuficientes para cumprir a sua missão, quer porque os agentes agressores (vírus e bactérias) são em grande quantidade e muito virulentos, quer porque o nosso organismo tem as defesas diminuídas justificando medidas que reforcem as mesmas.
Ler mais

Prevenir a Pneumonia

No Consultório d' A Praça na RTP1, o Dr. Luís Rocha, pneumologista, aconselhou sobre como prevenir a pneumonia. Veja ou reveja a sua intervenção.
Ler mais

Como minorar os efeitos dos incêndios rurais na saúde

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios rurais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Ler mais

Incêndios florestais

Alerta à população

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios florestais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações: degradam a fauna, a flora e os solos; são fortemente poluentes, enviando para a atmosfera milhões de toneladas de gases com efeito de estufa; têm um marcado efeito nefasto sobre a saúde das populações, sobretudo todos aqueles que integram os grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes cardiovasculares, todos aqueles que sofrem de doenças respiratórias e os que, no terreno, os combatem.
Ler mais

Pneumonia mata em média 23 pessoas por dia

Entrevista na TVI24

Jaime Pina, médico pneumologista e vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, esteve na TVI24 para explicar os benefícios da prevenção da doença.
Ler mais

Asma

Artigo de Paulo Lopes, delegado de Coimbra da FPP

A asma como doença crónica e não como doença aguda com tratamento sintomático.
Artigo por Paulo Lopes, delegado de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão. Pneumologista do CHUC

Conferência "Reabilitação Respiratória em Rede"

11 de julho

Alda Marques, investigadora responsável do projeto 3R "Revitalizar a Reabilitação Respiratória", convida-o a estar presente na conferência "Reabilitação Respiratória em Rede" onde se pretende apresentar a plataforma web do projeto.


Ler mais

PATROCINADORES