Como minorar os efeitos dos incêndios rurais na saúde

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios rurais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Ondas de calor - Alerta à população

Perspetiva-se que os fenómenos meteorológicos extremos sejam cada vez mais frequentes, com destaque para as ondas de calor, pelas suas repercussões sobre a saúde das populações. Este fenómeno atinge toda a população, em particular, as pessoas mais vulneráveis.

Pneumonia mata em média 23 pessoas por dia

Entrevista na TVI24

Jaime Pina, médico pneumologista e vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, esteve na TVI24 para explicar os benefícios da prevenção da doença.

Asma

Artigo de Paulo Lopes, delegado de Coimbra da FPP

A asma como doença crónica e não como doença aguda com tratamento sintomático.
Artigo por Paulo Lopes, delegado de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão. Pneumologista do CHUC

Conferência "Reabilitação Respiratória em Rede"

11 de julho

Alda Marques, investigadora responsável do projeto 3R "Revitalizar a Reabilitação Respiratória", convida-o a estar presente na conferência "Reabilitação Respiratória em Rede" onde se pretende apresentar a plataforma web do projeto.

Dia Mundial sem Tabaco

Cobertura Mediática

Ainda sobre o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado a 31 de maio, a Fundação Portuguesa do Pulmão, defende que os fumadores devem fazer espirometrias, exames que avaliam a função pulmonar, o mais cedo possível.

O Dia Mundial do Sono e a Apneia Obstrutiva do Sono

No próximo dia 16 de março assinala-se do Dia Mundial do Sono. A Fundação Portuguesa do Pulmão associa-se a esta data com uma campanha de sensibilização. Veja aqui o comunicado.

III Jornadas de Cuidados Respiratórios em Enfermagem

Doente Respiratório Crónico: Desafios e Necessidades no Mundo Real

Com o apoio da Associação Científica dos Enfermeiros, as III Jornadas de Cuidados Respiratórios em Enfermagem, vão realizar-se de 18 a 20 de Abril de 2018, no Olaias Park Hotel, em Lisboa, e terão como premissa a inovação e a partilha de conhecimentos na área respiratória a todos os profissionais de saúde.

Espirometrias

TV Amadora

Quais os principais sintomas da DPOC?