Covid-19. Os nossos dados são inconsistentes? Porquê?

Nunca se fizeram tantos testes para determinar a prevalência de uma doença e muito se tem falado sobre a inconsistência dos seus resultados. No entanto, é importante referir que as irregularidades são causa das dificuldades de colheita, de análises, de reporte, que fazem passar os números de um dia para o outro, por vezes para a semana seguinte.

Ajude-nos a ajudar!

Os nossos profissionais de saúde precisam de ajuda. A sua contribuição vai reverter para a compra de equipamento médico de proteção a ser entregue em hospitais de todo o país.
Vamos doar equipamento médico de proteção!

Ajude-nos a ajudar, faça o seu donativo através do IBAN:
PT50 0035 0081 00102370230 18

Doação de viseiras para o combate do Covid-19

A FPP em parceria com a Boehringer-Ingelheim acabou de adquirir 1000 viseiras para os serviços hospitalares de pneumologia de todo o país, que manifestaram necessidade desse equipamento. As viseiras devem ser usadas nas manobras com maior risco de geração de aerossóis, adicionalmente ao restante equipamento de protecção individual. As primeiras 200 já começaram a ser entregues.


Pandemia SARS-Cov-2, O que fazer agora?

Em Portugal, a presente pandemia pelo SARS-Cov-2 irá entrar nos próximos dias na sua fase de mitigação, com a transmissão sustentada do vírus na comunidade. Às medidas de contenção até ao momento implementadas irão ser acrescidas outras.

Amianto na Escola Pública: causas, consequências, soluções

No passado dia 15 de Fevereiro realizou-se mais uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Amianto", organizada pela Associação ZERO e pelo MESA - Movimento Escolas Sem Amianto.

A luta permanente entre os humanos e os microrganismos.

Os microrganismos têm sido a causa das doenças mais temíveis que a Humanidade tem enfrentado: peste, tuberculose, febre tifoide, malária, SIDA, pneumonias e gripes. Muitas delas têm-se revelado como verdadeiros modeladores demográficos.

Prevenção contra o novo Coronavírus - Recomendações da OMS

Desde que surgiu o surto, a OMS está a trabalhar com autoridades e especialistas chineses de todo o mundo para obter mais informações sobre o vírus, seus efeitos sobre as pessoas infectadas, seu tratamento e as medidas que podem ser tomadas.

Mesa Redonda TSF/FPP - Saúde Respiratória

Neste debate da TSF, em que participaram três pneumologistas da FPP: José Alves, Jaime Pina e Fernando Barata, falamos de dificuldades respiratórias e doenças pulmonares. Cancro do pulmão, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crónica foram alguns dos assuntos em destaque.

Coronavírus

A 7 de janeiro, as autoridades Chinesas confirmaram a identificação de um novo Coronavírus. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou a uma doença mais grave, como pneumonia.



PATROCINADORES