Mesa Redonda TSF/FPP - Saúde Respiratória

Neste debate da TSF, em que participaram três pneumologistas da FPP: José Alves, Jaime Pina e Fernando Barata, falamos de dificuldades respiratórias e doenças pulmonares. Cancro do pulmão, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crónica foram alguns dos assuntos em destaque.

Coronavírus

A 7 de janeiro, as autoridades Chinesas confirmaram a identificação de um novo Coronavírus. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou a uma doença mais grave, como pneumonia.

Porque é que os fumadores não pagam todos os mesmos impostos?

Embora os cigarros sejam um dos bens com maior carga fiscal, no tabaco aquecido e nos cigarros eletrónicos o Estado tem tido mão leve, o que preocupa a comunidade médica face ao aumento de novos consumidores.

Plantas no interior da habitação

Tornou-se um hábito ter plantas no interior da habitação. Numa sociedade cada vez mais afastada da natureza, ter plantas dentro de casa é como trazer para dentro do nosso apartamento um bocadinho da natureza.
Faz-nos bem!

Todo o mundo é composto de mudança

Estamos a assistir a uma nova mudança do padrão de doenças. A Organização Mundial da Saúde prevê que no presente século novas doenças tenham cada vez maior peso, e algumas delas começam já a evidenciar-se. O cancro, a obesidade, os acidentes e a depressão serão as doenças do futuro.

Amianto - Sessão de Esclarecimento

No passado dia 16 de Novembro decorreu uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Amianto", organizada pela Associação Zero e pela Associação Vamos Salvar o Jamor.

A Fundação Portuguesa do Pulmão e o combate ao tabagismo

A Fundação Portuguesa do Pulmão é uma organização que tem como principal objetivo promover a saúde respiratória dos portugueses e, nessa perspetiva, não podia ficar indiferente ao problema do tabagismo.

A cimeira do clima, o futuro e as doenças respiratórias

Investigação sobre os efeitos do aquecimento global na saúde conclui que já são visíveis as consequências da mudança climática. Prevê-se impactos cada vez mais graves no futuro.

Vacinação de adultos

A vacinação de adultos nasce da necessidade de proteger o viajante contra doenças infeciosas endémicas em muitas regiões do planeta e contra outras doenças infeciosas preveníveis, casos da gripe e das infeções por pneumococos, sobretudo a doença pneumocócica invasiva e a pneumonia.