Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.
Ler mais

Infeções Respiratórias

Este outono, previna-se!

Quando o tempo frio e húmido se aproxima, é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório. Este tem importantes mecanismos de defesa contra as infeções, mas podem ser insuficientes para cumprir a sua missão, quer porque os agentes agressores (vírus e bactérias) são em grande quantidade e muito virulentos, quer porque o nosso organismo tem as defesas diminuídas justificando medidas que reforcem as mesmas.
Ler mais

Uso inadequado de antibióticos

Revista Saúda

Artigo por Jaime Pina, publicação de setembro

Prevenir a Pneumonia

No Consultório d' A Praça na RTP1, o Dr. Luís Rocha, pneumologista, aconselhou sobre como prevenir a pneumonia. Veja ou reveja a sua intervenção.
Ler mais

Como minorar os efeitos dos incêndios rurais na saúde

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios rurais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Ler mais

Incêndios florestais

Alerta à população

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios florestais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações: degradam a fauna, a flora e os solos; são fortemente poluentes, enviando para a atmosfera milhões de toneladas de gases com efeito de estufa; têm um marcado efeito nefasto sobre a saúde das populações, sobretudo todos aqueles que integram os grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes cardiovasculares, todos aqueles que sofrem de doenças respiratórias e os que, no terreno, os combatem.
Ler mais

Ondas de calor

Alerta à população

Fruto das alterações climáticas em curso, perspetiva-se que os fenómenos meteorológicos extremos sejam cada vez mais frequentes, com destaque para as ondas de calor, pelas suas repercussões sobre a saúde das populações: provocam aumento do número de episódios de doença, de urgência hospitalar e excesso de mortalidade.

Ler mais

Pneumonia mata em média 23 pessoas por dia

Entrevista na TVI24

Jaime Pina, médico pneumologista e vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, esteve na TVI24 para explicar os benefícios da prevenção da doença.
Ler mais

Asma

Artigo de Paulo Lopes, delegado de Coimbra da FPP

A asma como doença crónica e não como doença aguda com tratamento sintomático.
Artigo por Paulo Lopes, delegado de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão. Pneumologista do CHUC


PATROCINADORES