DPOC - Realização de espirometria antes dos 40

Entrevista Dr. Jaime Pina no "Bom Dia Portugal" RTP

No dia 21 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e a Fundação Portuguesa do Pulmão aproveitou esta data para alertar para a importância de fazer espirometria antes dos 40 anos, de forma a detetar alterações na função respiratória e pulmonar que indiquem que a pessoa virá a desenvolver DPOC.

Veja a entrevista dada pelo Dr. Jaime Pina ao programa "Bom Dia Portugal" na RTP.

DPOC - Espirometria

No passado dia 21 de Novembro celebrou-se o Dia Mundial da DPOC. Hoje, o alerta vai para o diagnóstico precoce. Se tem mais de 40 anos e é fumador ou ex-fumador, ou tem sintomas como tosse ou falta de ar, consulte o seu médico. Faça uma espirometria! Não deixe que a DPOC lhe corte a respiração.

DPOC - Diagnóstico precoce

Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas vivem com DPOC mas grande parte não sabe que tem a doença. Esteja atento a sintomas como falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e cansaço extremo. Se tiver estes sintomas procure o seu médico.
O diagnóstico precoce é a melhor "arma" contra a DPOC.

DPOC

Já ouviu falar em Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou DPOC?

A DPOC é uma doença crónica cujos principais sintomas são a falta de ar, tosse e aumento da produção de expectoração. Esta doença pode limitar a realização de actividades diárias normais, tão simples como fazer a cama ou ir às compras.
Saiba mais sobre a DPOC, proteja a sua saúde.

Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.

Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.

Consultório - Receita Segura

Devido à utilização excessiva de antibióticos na pecuária, que ingerimos quando comemos carne, e ao uso incorrecto por parte das pessoas, as bactérias foram-se adaptando e, hoje, o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos é uma realidade preocupante.

Consultório - Ondas de Calor

Em Portugal é nos meses de Junho e Julho que o fenómeno ocorre com maior frequência. As ondas de calor estão associadas a problemas de saúde que potenciam o aumento de episódios de doença e urgência hospitalar e excesso de mortalidade.

Prevenir a Pneumonia

No Consultório d' A Praça na RTP1, o Dr. Luís Rocha, pneumologista, aconselhou sobre como prevenir a pneumonia. Veja ou reveja a sua intervenção.