No verão, atenção ao calor!

As ondas de calor são períodos de duração superior a seis dias consecutivos, em que a temperatura média está 5 graus celsius acima da média para aquele período. Estes fenómenos, são mais graves quando ocorrem nos meses de verão.

Consultório - Alimentos em contramão

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esófago. Acontece por disfunção da válvula que separa os dois órgãos, a cárdia, que pode fazer subir à boca o conteúdo ácido do estômago.

Ondas de calor - Alerta à população

Perspetiva-se que os fenómenos meteorológicos extremos sejam cada vez mais frequentes, com destaque para as ondas de calor, pelas suas repercussões sobre a saúde das populações. Este fenómeno atinge toda a população, em particular, as pessoas mais vulneráveis.

Consultório - BCG: quando dar

A vacina contra a tuberculose, a BCG, é um dos mais antigos recursos usados pela Medicina. Desde o início sabemos que não é uma boa vacina mas enquanto não houver uma nova vacina, a BCG continua a ser uma poderosa aliada.

14 junho - Dia Mundial do Dador de Sangue

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela aos portugueses para assinalarem o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se comemora dia 14 de junho. Este ano, o mote da campanha é "Sangue seguro para todos" e visa agradecer aos dadores.

Consultório - Receita Segura

Devido à utilização excessiva de antibióticos na pecuária, que ingerimos quando comemos carne, e ao uso incorrecto por parte das pessoas, as bactérias foram-se adaptando e, hoje, o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos é uma realidade preocupante.

Dia Mundial do Ambiente

Este ano, "A poluição do ar" é o tema do Dia Mundial do Ambiente, organizado pela China. Pesquisas recentes mostram o que o ar realmente contém, e como isso compromete a nossa saúde, provocando doenças respiratórias, cardíacas, entre outras.

Cuidado com os pólenes

Os pólenes são grãos minúsculos reprodutores masculinos das plantas e constituem umas das principais causas de doenças alérgicas. O período do ano em que existe maior concentração de pólenes na atmosfera é entre os meses de abril a julho.

Consultório - Ondas de Calor

Em Portugal é nos meses de Junho e Julho que o fenómeno ocorre com maior frequência. As ondas de calor estão associadas a problemas de saúde que potenciam o aumento de episódios de doença e urgência hospitalar e excesso de mortalidade. 


PATROCINADORES