Dia Mundial do Ambiente

Este ano, "A poluição do ar" é o tema do Dia Mundial do Ambiente, organizado pela China. Pesquisas recentes mostram o que o ar realmente contém, e como isso compromete a nossa saúde, provocando doenças respiratórias, cardíacas, entre outras.

Cuidado com os pólenes

Os pólenes são grãos minúsculos reprodutores masculinos das plantas e constituem umas das principais causas de doenças alérgicas. O período do ano em que existe maior concentração de pólenes na atmosfera é entre os meses de abril a julho.

Consultório - Ondas de Calor

Em Portugal é nos meses de Junho e Julho que o fenómeno ocorre com maior frequência. As ondas de calor estão associadas a problemas de saúde que potenciam o aumento de episódios de doença e urgência hospitalar e excesso de mortalidade.

Dia Mundial Sem Tabaco

O objectivo da comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco é aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo. O tema deste ano é "Tabaco e saúde pulmonar".

Consultório - Não obrigue o seu bebé a fumar

Até ao século XX, na Europa, o hábito de fumar era praticamente exclusivo do género masculino. Foram iniciadas fortes campanhas publicitárias da indústria tabaqueira, tendo como população-alvo, as mulheres.

Exposição - projeto educação para a saúde

Decorreu no mês de Maio na Fundação Portuguesa do Pulmão, uma exposição de cartazes sobre o tema do tabaco, no âmbito do projecto de educação para a saúde. este evento contou com a participação de várias escolas.

Google desenvolve AI para detetar cancro do pulmão

Sistemas baseados em inteligência artificial conseguiram detectar com mais precisão do que médicos pequenos tumores cancerígenos no pulmão. Esta doença é a mais letal de todos os cancros em todo o mundo.A investigação foi publicada na revista Nature Medicine.

Riscos dos cigarros eletrónicos

Fumar cigarros eletrónicos provoca gripe e torna o vírus mais mortífero. Novos dados apurados pela American Thoracic Society (Sociedade Torácica Norte-Americana) revelam que o ato de inalar o vapor enfraquece o sistema imunitário.

Ambiente - É possível melhorar a qualidade do ar

A poluição atmosférica é causa de doenças. Compete-nos ser pró-activos no combate a esta situação. Podemos fazê-lo reduzindo a poluição que lançamos para a atmosfera; utilizar transportes públicos entre outras medidas.