Campanha Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?

Um painel de caras bem conhecidas na área das doenças respiratórias esteve reunido nas últimas semanas para preparar a campanha "Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?"

Previna-se contra a pneumonia!

Uma pneumonia consiste numa inflamação do pulmão causada, de um modo geral, por bactérias ou vírus que se transmitem por contacto direto com as secreções respiratórias de outra pessoa. A forma mais frequente de pneumonia é a pneumocócica, sendo a vacinação a principal medida de prevenção.

A vacina antipneumocócica

A sua utilização pode prevenir alguns casos de pneumonia assim como doença invasiva e doença disseminada. Todas as pessoas que têm diminuição da imunidade e aumento da susceptibilidade devem ser vacinadas.

Eleições dos Órgãos Sociais da FPP - Resultados

Quinquénio 2019-2024

Realizaram-se no dia 4 de outubro de 2019, as eleições dos Órgãos Sociais da Fundação Portuguesa do Pulmão onde se registou uma afluência de votantes superior à das últimas eleições em 37,5%.

Consultório - Vacinar alergias

As doenças alérgicas resultam da hipersensibilidade a substâncias comuns do meio ambiente. A alergia pode afectar qualquer órgão. Por vezes a reacção é global: falamos então de anafilaxia. Esta situação pode pôr a vida em risco, se não houver uma intervenção terapêutica rápida e eficiente.

Consultório - Vacine-se, pela sua saúde!

Com o fim do verão chegam as infecções respiratórias, podendo ser afectados todos os aparelhos do sistema respiratório. Faringites, laringites, traqueítes, bronquites, gripes e pneumonias resultam do contacto com vírus e bactérias que circulam no meio ambiente.

Poluição do ar aumenta o risco de DPOC

Um estudo com mais de 300.000 pessoas descobriu que a exposição à poluição do ar exterior está ligada à diminuição da função pulmonar e a um risco aumentado de desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

No verão, atenção ao calor!

As ondas de calor são períodos de duração superior a seis dias consecutivos, em que a temperatura média está 5 graus celsius acima da média para aquele período. Estes fenómenos, são mais graves quando ocorrem nos meses de verão.

Consultório - Alimentos em contramão

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esófago. Acontece por disfunção da válvula que separa os dois órgãos, a cárdia, que pode fazer subir à boca o conteúdo ácido do estômago.


PATROCINADORES