DPOC - Espirometria

No passado dia 21 de Novembro celebrou-se o Dia Mundial da DPOC. Hoje, o alerta vai para o diagnóstico precoce. Se tem mais de 40 anos e é fumador ou ex-fumador, ou tem sintomas como tosse ou falta de ar, consulte o seu médico. Faça uma espirometria! Não deixe que a DPOC lhe corte a respiração.

DPOC - Diagnóstico precoce

Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas vivem com DPOC mas grande parte não sabe que tem a doença. Esteja atento a sintomas como falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e cansaço extremo. Se tiver estes sintomas procure o seu médico.
O diagnóstico precoce é a melhor "arma" contra a DPOC.

DPOC

Já ouviu falar em Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou DPOC?

A DPOC é uma doença crónica cujos principais sintomas são a falta de ar, tosse e aumento da produção de expectoração. Esta doença pode limitar a realização de actividades diárias normais, tão simples como fazer a cama ou ir às compras.
Saiba mais sobre a DPOC, proteja a sua saúde.

Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.

Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.

Prevenir a Pneumonia

No Consultório d' A Praça na RTP1, o Dr. Luís Rocha, pneumologista, aconselhou sobre como prevenir a pneumonia. Veja ou reveja a sua intervenção.

Como minorar os efeitos dos incêndios rurais na saúde

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios rurais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Incêndios florestais

Alerta à população

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios florestais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações: degradam a fauna, a flora e os solos; são fortemente poluentes, enviando para a atmosfera milhões de toneladas de gases com efeito de estufa; têm um marcado efeito nefasto sobre a saúde das populações, sobretudo todos aqueles que integram os grupos mais vulneráveis: crianças, idosos, doentes cardiovasculares, todos aqueles que sofrem de doenças respiratórias e os que, no terreno, os combatem.

Pneumonia mata em média 23 pessoas por dia

Entrevista na TVI24

Jaime Pina, médico pneumologista e vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão, esteve na TVI24 para explicar os benefícios da prevenção da doença.