Iniciativa GIFCR

Dia mundial da DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde aponta que atualmente existem 500 milhões de pessoas com DPOC e que em 2030 ela deverá ser a terceira causa de morte no mundo.
O dia mundial da DPOC é organizado pela Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) (http://goldcopd.org/) e conta com a colaboração dos profissionais de saúde de todo o mundo, ao qual o Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (GIFCR-APF) se associa. O objetivo deste dia é sensibilizar a sociedade para a doença, prevenir e melhorar os cuidados prestados às pessoas com DPOC.
   Desta forma, fazemos lembrar o dia mundial da DPOC através da dinamização de uma caminhada com registo de imagens e/ou número de passos caminhados que poderão fazer chegar ao GIFCR-APF para posterior divulgação nas redes sociais. Em alternativa, o dia da DPOC pode ser celebrado com uma sessão de esclarecimento sobre a doença e de que forma a fisioterapia respiratória pode ajudar na sua gestão. Não é obrigatório que os participantes sejam exclusivamente pessoas com DPOC; uma vez que o objetivo é sensibilizar a comunidade para este problema e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, estão todos convidados!
As imagens e/ou o registo do número de passos pode ser enviado para:
gifcr@apfisio.pt
A divulgação será depois realizada no Facebook:
https://www.facebook.com/GIFCR.APF
e site do GIFCR:
https://www.gifcr-apf.com

PATROCINADORES