Poluição do ar aumenta o risco de DPOC

A poluição do ar acelera o envelhecimento dos pulmões e aumenta risco de doença pulmonar crónica.

Um estudo com mais de 300.000 pessoas, concluiu que a exposição à poluição do ar exterior está ligada à diminuição da função pulmonar e a um risco aumentado de desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

A DPOC é uma condição de longo prazo associada à redução da função pulmonar que causa inflamação nos pulmões e estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração. De acordo com o projeto Global Burden of Disease (GBD), a DPOC é a terceira maior causa de morte no mundo, e o número de mortes globais por DPOC deve aumentar nos próximos dez anos. A função pulmonar normalmente declina à medida que envelhecemos, mas a nova pesquisa publicada a 9 de julho de 2019 no European Respiratory Journal, sugere que a poluição do ar pode contribuir para o processo de envelhecimento e aumenta a evidência de que respirar ar poluído prejudica os pulmões.

Anna Hansell é professora de Epidemiologia Ambiental no Centro de Saúde Ambiental e Sustentabilidade da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e fez parte da equipe de pesquisa. Ela declarou: "Há poucos estudos que analisam como a poluição do ar afeta a saúde dos pulmões. Para tentar resolver isso, avaliamos mais de 300.000 pessoas usando dados do estudo do Reino Unido Biobank para examinar se a exposição à poluição do ar estava ligada a mudanças na função pulmonar, e se isso afetou o risco dos participantes de desenvolverem DPOC".

Os investigadores usaram um modelo de poluição do ar para estimar os níveis de poluição a que as pessoas foram expostas em suas casas quando se inscreveram no estudo. Os tipos de poluentes investigados incluem material particulado (PM10 - partículas inaláveis de diâmetro inferior a 10 micrómetros µm), material particulado fino (PM2,5) e dióxido de nitrogénio (NO2), que são produzidos pela queima de combustíveis fósseis de carros e emissões de veículos, fábricas e indústria.

Os participantes responderam a questionários detalhados de saúde como parte da recolha de dados do Reino Unido e a função pulmonar foi medida usando testes de espirometria realizados por profissionais médicos nos centros de avaliação do Biobank no registo entre 2006 e 2010. A espirometria é um teste simples usado para ajudar a diagnosticar e monitorizar os pulmões, medindo quanto ar pode ser respirado em uma respiração forçada.

A equipa de pesquisa realizou vários testes para ver como a exposição a longo prazo a níveis mais altos dos diferentes poluentes do ar estava relacionada a mudanças na função pulmonar dos participantes. A idade, sexo, índice de massa corporal (IMC), rendimentos familiares, nível de escolaridade, tabagismo e exposição ao fumo passivo dos participantes foram contabilizados no estudo. Os dados mostraram que para cada aumento médio anual de cinco microgramas por metro cúbico de PM2,5 no ar, a redução associada na função pulmonar foi semelhante aos efeitos de dois anos de envelhecimento.

Quando os investigadores avaliaram a prevalência de DPOC, descobriram que os participantes que vivem em áreas com concentrações de PM2.5 acima da média anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 10 microgramas por metro cúbico (10 µg / m3), o índice de DPOC foi quatro vezes maior que entre as pessoas que foram expostas ao tabagismo passivo em casa. Os actuais limites de qualidade do ar da UE para PM2.5 são de 25 microgramas por metro cúbico (25 µg / m3), o que é mais elevado do que os níveis que os investigadores notaram estar ligados à redução da função pulmonar.

O professor Hansell explicou: "Em uma das maiores análises até o momento, descobrimos que a exposição à poluição do ar ao ar livre está diretamente ligada à menor função pulmonar e ao aumento da prevalência da DPOC. As pessoas expostas a níveis mais altos de poluentes tinham uma função pulmonar menor, equivalente a pelo menos um ano de envelhecimento".

"Surpreendentemente, descobrimos que a poluição do ar teve efeitos muito maiores em pessoas de famílias de baixos rendimentos. A poluição do ar teve aproximadamente o dobro do impacto no declínio da função pulmonar e três vezes o aumento do risco de DPOC nos participantes de renda mais baixa em comparação com os participantes de renda mais alta que tiveram a mesma exposição à poluição do ar".

O professor Tobias Welte, da Universidade de Hannover, na Alemanha, presidente da European Respiratory Society, afirmou: "Os resultados deste grande estudo reforçam que a exposição ao ar poluído prejudica seriamente a saúde humana, reduzindo a expectativa de vida e tornando as pessoas mais propensas a desenvolver doenças pulmonares crónicas".

"O acesso ao ar limpo é uma necessidade fundamental e um direito para todos os cidadãos da Europa. Os governos têm a responsabilidade de proteger esse direito, garantindo que os níveis máximos de poluentes indicados pela Organização Mundial da Saúde não sejam violados em nossas cidades e vilas. Respirar é a função humana mais básica necessária para sustentar a vida, e é por isso que devemos continuar a lutar pelo direito de respirar ar puro".

A equipa responsável pela pesquisa está atualmente a conduzir mais estudos para verificar se os fatores genéticos interagem com a poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde.

Fonte: European Lung Foundation