Já é possível diagnosticar pneumonia em apenas uma hora


Esta nova tecnologia permite diminuir o diagnóstico microbiológico para cerca de uma hora, quando atualmente a deteção da pneumonia requer um tempo de espera entre 24 a 48 horas.

"O diagnóstico da causa exata da pneumonia só é identificado em cerca de 30% dos casos na prática clínica atual. Este painel aumenta essa possibilidade em aproximadamente dois terços, o que permite o melhor ajuste do tratamento, a escolha do antibiótico correto e a possibilidade de reduzi-lo evitando a toma excessiva e inadequada", afirma Catarina Chaves, patologista clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). 

"A introdução do painel no nosso hospital permite-nos diagnósticos mais rápidos, conhecer rapidamente a causa da doença e reconhecer que alguns tipos de pneumonia são mais importantes do que pensávamos, assim como a causa viral da pneumonia adquirida em ambiente hospitalar", reforça a especialista.

O diagnóstico preciso e rápido do agente patógeno, que provoca a doença, otimiza o tratamento do doente. O Painel Sindrómico, desenvolvido pelos laboratórios bioMérieux, permite identificar até 27 microrganismos (vírus e bactérias) diferentes que causam a doença e deteta sete marcadores genéticos de resistência antimicrobiana. A rapidez do diagnóstico microbiológico permite prevenir a transmissão da infeção bacteriana e/ou viral, aspeto-chave para tratar a doença com mais eficiência e para a redução dos encargos hospitalares, já que o tempo de internamento hospitalar e o número de exames complementares seriam mais reduzidos.

Fonte: Nuno Noronha - lifestyle.sapo.pt


PATROCINADORES