Comunicado FPP

Covid-19 Máscaras de Proteção Respiratória


Agora que foi reconhecido, quer pelas autoridades nacionais, quer internacionais, a importância das máscaras de proteção respiratória na prevenção da transmissão do vírus SARS-CoV-19, e na sequência do seu primeiro comunicado, a Fundação Portuguesa do Pulmão vem de novo chamar a atenção para a necessidade de utilização de máscaras por toda a população sempre que não for possível respeitar a distância de segurança entre pessoas (2 metros) e sempre que se estiver em ambientes fechados em que coexistam outras pessoas.

A utilização de máscara deve ser tornada obrigatória em todas as situações em que se verifiquem concentrações de pessoas e no interior dos edifícios.

Além disso, em todas as situações em que tal for possível, a máscara deve ser distribuída gratuitamente a todas as pessoas que não as possuam, pelo menos nas seguintes casos:

  • Empregos
  • Escolas
  • Serviços de saúde
  • Serviços públicos

Atendendo ao previsível prolongar da atual situação pandémica a Fundação Portuguesa do Pulmão considera que a utilização de máscara continuará a ser  uma importante componente no combate à Covid-19, pelo que solicita às autoridades de saúde que providenciem o respetivo e adequado abastecimento do mercado, de modo a satisfazer a procura.

Nos casos em que tal não seja exequível a FPP aconselha a população a utilizar máscaras sociais. Apesar de não serem tão eficazes como as máscaras cirúrgicas ou os respiradores, é mais seguro usá-las do que permanecer em ambientes suscetíveis de transmitir o vírus, sem qualquer proteção  respiratória.


Lisboa, 26 de Abril 2020
Fundação Portuguesa do Pulmão



PATROCINADORES