Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.

Infeções Respiratórias. Este outono, previna-se!

O ínicio do outono traz o tempo frio e húmido. Este é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório. Este tem importantes mecanismos de defesa contra as infeções, mas podem ser insuficientes para cumprir a sua missão.

Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.

Consultório - Receita Segura

Devido à utilização excessiva de antibióticos na pecuária, que ingerimos quando comemos carne, e ao uso incorrecto por parte das pessoas, as bactérias foram-se adaptando e, hoje, o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos é uma realidade preocupante.

Consultório - Ondas de Calor

Em Portugal é nos meses de Junho e Julho que o fenómeno ocorre com maior frequência. As ondas de calor estão associadas a problemas de saúde que potenciam o aumento de episódios de doença e urgência hospitalar e excesso de mortalidade.

Prevenir a Pneumonia

No Consultório d' A Praça na RTP1, o Dr. Luís Rocha, pneumologista, aconselhou sobre como prevenir a pneumonia. Veja ou reveja a sua intervenção.

Como minorar os efeitos dos incêndios rurais na saúde

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios rurais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Incêndios florestais

Alerta à população

Portugal é o país da Europa com maior percentagem de mata ardida. Os incêndios florestais são acontecimentos com graves impactos para o meio ambiente e para a saúde respiratória das populações.

Ondas de calor - Alerta à população

Perspetiva-se que os fenómenos meteorológicos extremos sejam cada vez mais frequentes, com destaque para as ondas de calor, pelas suas repercussões sobre a saúde das populações. Este fenómeno atinge toda a população, em particular, as pessoas mais vulneráveis.