Dia Mundial da DPOC

Press Release Fundação Portuguesa do Pulmão

No dia 15 de Novembro, em que se comemora o Dia Mundial da DPOC, a Fundação Portuguesa do Pulmão vem chamar a atenção para a situação epidemiológica desta doença, ainda muito mal conhecida, no nosso país.

A DPOC que afeta 14,2% dos portugueses com mais de 40 anos e, de acordo com os dados do Observatório Nacional das Doenças Respiratória (2017)/Fundação Portuguesa do Pulmão, esta patologia foi responsável por 8.190 episódios de internamento.
A DPOC é uma das doenças que se manifesta no adulto devido, em primeiro lugar, ao consumo de tabaco (90% dos casos), embora outros fatores, como a poluição excessiva ambiental ou familiar, como o fumo do tabaco passivo, possam também ser responsabilizados pela doença.
A DPOC é uma doença subdiagnosticada, embora o diagnóstico seja feito através de um exame muito simples: a espirometria. A Direção Geral de Saúde aponta para a necessidade da avaliação funcional respiratória através da espirometria, a todos os fumadores maiores de 40 anos e a todos os doentes respiratórios crónicos sintomáticos.
São estes os três componentes da terapêutica: parar o hábito de fumar, medicação dirigida, onde se inclui a vacinação antigripal e antipneumocócica e a reabilitação respiratória.
Estas realidades levam, neste dia, a Fundação Portuguesa do Pulmão a propor às autoridades da Saúde as seguintes medidas:

• Que seja implementada uma rede de espirometria que permita o diagnóstico precoce. Dificuldades nesse diagnóstico implicam que muitos doentes vão ser tratados já em fase tardia da doença, com muito pior prognóstico e incapacidade.
  • Que, à imagem do que ocorre já para a vacina antigripal, sejam incluídos nos grupos epidemiológicos com acesso gratuito à vacina antipneumocócica, os doentes com DPOC.
  • Fomentar uma rede de reabilitação respiratória, já que a reabilitação respiratória dever fazer parte integrante da terapêutica dos doentes respiratórios crónicos sintomáticos, como no caso vertente.
Para eventuais contactos:
Porto - Prof. José Alves: 934 201 412