DPOC - Espirometria

No passado dia 21 de Novembro celebrou-se o Dia Mundial da DPOC. Hoje, o alerta vai para o diagnóstico precoce. Se tem mais de 40 anos e é fumador ou ex-fumador, ou tem sintomas como tosse ou falta de ar, consulte o seu médico. Faça uma espirometria! Não deixe que a DPOC lhe corte a respiração.
#cortararespiracao


V Semana do Pulmão em Coimbra

Vai realizar-se a V Semana do Pulmão em Coimbra, que decorre em Novembro, nos dias:

12 de Novembro - Dia Mundial da Pneumonia
15 de Novembro - Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
17 de Novembro - Dia Mundial do Não Fumador
Assinalar estas datas tem como objectivo a sensibilização  da sociedade civil para a gravidade que se vive na área das Doenças Respiratórias, pois representam a 3ª causa de mortalidade em Portugal, a seguir às doenças cardiovasculares e às neoplásicas.
Ler mais

VI Semana do Pulmão

De 12 a 17 de novembro

VI Semana do Pulmão de 12 a 17 de novembro na delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão

Ler mais

DPOC - Diagnóstico precoce

Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pessoas vivem com DPOC mas grande parte não sabe que tem a doença. Esteja atento a sintomas como falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e cansaço extremo. Se tiver estes sintomas procure o seu médico.
O diagnóstico precoce é a melhor "arma" contra a DPOC.
#cortararespiracao 


DPOC

Já ouviu falar em Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou DPOC?

A DPOC é uma doença crónica cujos principais sintomas são a falta de ar, tosse e aumento da produção de expectoração. Esta doença pode limitar a realização de actividades diárias normais, tão simples como fazer a cama ou ir às compras.
Saiba mais sobre a DPOC, proteja a sua saúde.
#cortararespiracao

Ler mais

Ondas de Calor

Revista Saúda

Artigo por Jaime Pina, publicação de julho

Apoio ao internamento domiciliário

Relativamente à decisão do Ministério da Saúde de estender a hospitalização ao domicílio do doente, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) vem congratular-se e afirmar o seu apoio à decisão ministerial.

Ler mais

Cancro do Pulmão

Entre as doenças respiratórias o cancro do pulmão é uma doença que tem tido cada vez mais peso na saúde das populações.
A sua ligação ao fumo do tabaco, só em meados do século XX é estabelecida de forma clara. De facto, se 80 a 90% dos cancros do pulmão têm como causa primária a exposição ao fumo de tabaco, existem outros factores, ambientais e de susceptibilidade individual aos carcinogéneos respiratórios, que facilitam o seu aparecimento.
Ler mais

Infeções Respiratórias

Este outono, previna-se!

Quando o tempo frio e húmido se aproxima, é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório. Este tem importantes mecanismos de defesa contra as infeções, mas podem ser insuficientes para cumprir a sua missão, quer porque os agentes agressores (vírus e bactérias) são em grande quantidade e muito virulentos, quer porque o nosso organismo tem as defesas diminuídas justificando medidas que reforcem as mesmas.
Ler mais

PATROCINADORES