A Fundação Portuguesa do Pulmão no Pneumoscópio

Foi recentemente apresentada uma Plataforma de Caracterização Epidemiológica das Pneumonias em Portugal: o Pneumoscópio.

Este projeto, que visa uma melhor caracterização da realidade nacional, utiliza as duas variáveis consideradas - os internamentos hospitalares e a mortalidade ? de forma georreferenciada. Os resultados, que estão disponíveis para um vasto leque de profissionais de saúde (médicos, investigadores, docentes universitários, etc.) são apresentados em formato digital.

Deste projeto sobressaem os seguintes três aspetos particulares:

Em primeiro lugar a oportunidade. Um trabalho epidemiológico sobre uma das mais importantes doenças que afeta a humanidade - as pneumonias - é sempre bem-vindo. De facto, estamos a aprofundar conhecimentos sobre uma doença que é a terceira causa de morte a nível global. Também entre nós a sua importância pode ser aferida não só pelo número de casos e de óbitos anuais - mais de 100.000 e cerca de 5.500 respetivamente (um óbito em cada 17 minutos) - mas também pelo impacto sanitário (mais de 40.000 internamentos por ano, cerca de 1500 dos quais em Cuidados Intensivos e apenas no SNS) e pelo impacto económico-financeiro (estima-se em 80 milhões de euros os custos anuais com esta doença).

Em segundo lugar o desenho. De referir que este trabalho, tal como está desenhado, permite uma linha de ação muito importante: sair da visão macro (nacional) e aprofundar essa visão para um nível muito mais micro, regional, concelhio ou mesmo ao nível dos ACES, sabendo nós que as coisas não se passam de igual nestes dois ambientes; há muita realidade a nível local que se dilui no todo nacional.

Em terceiro e último lugar uma palavra sobre os impactos. Estamos convencidos que este trabalho se vai constituir como uma ferramenta muito útil a todos aqueles que estão no terreno - sobretudo na saúde pública e na medicina geral e familiar - fornecendo elementos que poderão ser úteis para as tomadas de decisão nas diversas etapas do processo: prevenção/vacinação, diagnóstico precoce, instituição atempada da terapêutica e decisão de internar ou não.

A Fundação Portuguesa do Pulmão integra a Comissão Científica do Projeto Pneumoscópio através do seu vice-presidente, Dr. Jaime Pina.
Brevemente, será dado acesso aos membros da Fundação Portuguesa do Pulmão à base de dados do Pneumoscópio.