Amianto - Sessão de Esclarecimento

No passado dia 16 de Novembro decorreu uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Amianto", organizada pela Associação Zero e pela Associação Vamos Salvar o Jamor. Na referida sessão, com lugar no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Dafundo, a Fundação Portuguesa do Pulmão teve oportunidade de colaborar, por intermédio do nosso colega Pontes da Mata, depois do convite dirigido pela Arquiteta Íria Roriz Madeira da Associação Zero. Interveio, ainda, o Prof. Jorge Santos (Químico) e Dra. Carla Silva da AEPRA - Associação de Empresas Portuguesas de Remoção de Amianto (Química).

A moderação esteve a cargo de Carlos Branco, representante da Associação Vamos Salvar o Jamor, e os 4 temas debatidos foram:

• Amianto: História, enquadramento e onde se encontra - Arquiteta Íria Roriz Madeira.
  • O que é o amianto? - Jorge Santos (Professor de Química e Física)
  • Amianto: O que provoca na saúde? - Pontes da Mata (Médico Pneumologista)
  • Amianto: Como identificar? Como remover? - Carla Silva (Licenciada em Química e Secretária Geral da AEPRA - Associação de Empresas Portuguesas de Remoção de Amianto)

Na segunda parte da sessão existiu um debate/mesa aberta com várias intervenções de moradores e relatos interessantes de antigos trabalhadores na indústria do amianto.

Pontes da Mata, Médico Pneumologista
Fundação Portuguesa do Pulmão