Amianto na Escola Pública: causas, consequências, soluções

No passado dia 15 de Fevereiro realizou-se mais uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema "Amianto", organizada pela Associação ZERO e pelo MESA - Movimento Escolas Sem Amianto. O evento teve lugar no Auditório da sede da Junta de Freguesia Laranjeiro-Feijó, em Almada.

A Fundação Portuguesa do Pulmão esteve representada pelo nosso colega Pontes da Mata, a moderação esteve a cargo de André Julião do MESA que também conduziu abertura da sessão.

Os 4 temas debatidos foram:

• Amianto: História, enquadramento e onde se encontra - Arquiteta Íria Roriz Madeira da ZERO.
  • O que é o amianto? - Jorge Santos (Professor de Química e Física)
  • Amianto: O que provoca na saúde? - Pontes da Mata (Médico Pneumologista)
  • Amianto: Como identificar? Como remover? - Luís Côrte-Real Presidente da AEPRA - Associação de Empresas Portuguesas de Remoção de Amianto.
Na segunda parte da sessão existiu um interessante debate com a presença de um painel constituído por quatro deputadas e um deputado da Assembleia da República (Heloísa Apolónia, Nelson Silva, Paula Santos, Filipa Roseta e Joana Mortágua) que se disponibilizaram para responder às muitas perguntas da assistência.