Comunicado FPP - COVID-19

A situação epidemiológica da COVID-19 é de novo geradora de preocupação. Com um índice de transmissibilidade persistentemente acima de 1 e uma taxa de notificação moderada e com tendência crescente, perspetiva-se um significativo agravamento desta situação para as próximas semanas.

O facto de termos tido um enorme sucesso na campanha de vacinação não impedirá que se verifique um acréscimo de casos mais graves, que impliquem mais hospitalizações, maior recurso aos cuidados intensivos e maior índice de mortalidade. Assim, julgamos ser urgente implementar medidas que atenuem e invertam a atual tendência de crescimento da epidemia.

Nessa perspetiva a Fundação Portuguesa do Pulmão propõe às autoridades da saúde, a implementação das seguintes medidas:

• O regresso ao uso obrigatório de máscara de proteção facial em todos os espaços públicos interiores e em todos os espaços públicos exteriores em que não se consiga garantir o adequado distanciamento social;

• Que se renovem as recomendações públicas sobre a importância das outras medidas de proteção individual: distanciamento social e lavagem e desinfeção das mãos;

• Que se acelere o atual processo de reforço da vacinação (3a dose) aos grupos que já foram selecionados (doentes imunocomprometidos e pessoas com idade acima dos 65 anos);

• Que se estenda esse reforço da vacinação a todos os profissionais de saúde;

• Que se administre a 2a dose da vacina àqueles que já tiveram COVID-19.

A degradação da situação epidemiológica impõe que estas medidas sejam implementadas de imediato.

A FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO 16/11/2021