Notícias da fundação

Be Active - Uma nova solução digital

Resultado do trabalho desenvolvido pela Fundação Portuguesa do Pulmão, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Gresp e Respira. Assista ao lançamento desta nova solução digital, que foi transmitido em direto através da página de Facebook da Campanha e do Zoom, no passado dia 25 de Novembro.

José Alves: «Para prevenir a DPOC basta não fumar»

Noventa por cento dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica DPOC são provocados pelo fumo do tabaco. Se nada for feito, a doença evolui para uma insuficiência respiratória com necessidade permanente de oxigénio.

As infeções do Outono/Inverno

Entrámos no Outono e, oficialmente, entrámos no tempo das infeções respiratórias!

E, neste ano de Pandemia viral, mais perigosas se podem tornar as infeções respiratórias.

Gripe, pneumonia e pandemia

Mais do que nunca, devemos apostar na vacinação.
Todos podemos ter um papel ativo: contrair uma pneumonia é, e será sempre, grave. Contrair uma pneumonia em pleno pico de gripe e durante uma pandemia é bastante pior: nesta altura, o nosso sistema imunitário está mais frágil e, por isso, com maior propensão para falhar.

A mortalidade de doentes por pneumonia é muito grande - José Alves, FPP

Em outubro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria, no Porto, lançou uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco, numa fase em que vivemos uma segunda vaga de Covid-19.

Covid-19, como chegámos aqui

Da iliteracia em saúde à má estratégia comunicacional

"Mensagens contraditórias geram confusão e dúvidas e nada contribuem para a coesão comportamental tão necessária no combate a uma pandemia. É dos livros."

DPOC em Portugal - prevalência de tratamento

De acordo com o último estudo realizado em Portugal, existe subdiagnóstico da DPOC e uma potencial baixa adesão dos doentes ao tratamento.

Este ano ainda é mais importante protegermo-nos das infeções respiratórias

A Covid-19 veio introduzir um novo fator de preocupação para o próximo período Outono-Inverno. Neste período vão aumentar as infeções respiratórias. Todas as pessoas, sobretudo as mais frágeis, devem proteger-se!

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de Maio, e tem como objectivo principal alertar as populações para os malefícios do tabaco e para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam mas que frequentam ambientes poluídos pelo tabaco, sendo estes os fumadores passivos.

ONDR 2023

Observatório Nacional de Doenças Respiratórias

Já está disponível para consulta o Observatório Nacional de Doenças Respiratórias de 2023.