Notícias da fundação

XV Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão

Temos o gosto de comunicar a realização, nos dias 21 e 22 de junho, do 15º Congresso da Fundação Portuguesa do Pulmão, a ocorrer na Ordem dos Médicos do Norte.

Be Active - Uma nova solução digital

Resultado do trabalho desenvolvido pela Fundação Portuguesa do Pulmão, Sociedade Portuguesa de Pneumologia, Gresp e Respira. Assista ao lançamento desta nova solução digital, que foi transmitido em direto através da página de Facebook da Campanha e do Zoom, no passado dia 25 de Novembro.

José Alves: «Para prevenir a DPOC basta não fumar»

Noventa por cento dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica DPOC são provocados pelo fumo do tabaco. Se nada for feito, a doença evolui para uma insuficiência respiratória com necessidade permanente de oxigénio.

As infeções do Outono/Inverno

Entrámos no Outono e, oficialmente, entrámos no tempo das infeções respiratórias!

E, neste ano de Pandemia viral, mais perigosas se podem tornar as infeções respiratórias.

Gripe, pneumonia e pandemia

Mais do que nunca, devemos apostar na vacinação.
Todos podemos ter um papel ativo: contrair uma pneumonia é, e será sempre, grave. Contrair uma pneumonia em pleno pico de gripe e durante uma pandemia é bastante pior: nesta altura, o nosso sistema imunitário está mais frágil e, por isso, com maior propensão para falhar.

A mortalidade de doentes por pneumonia é muito grande - José Alves, FPP

Em outubro, a Fundação Portuguesa do Pulmão, em parceria com o Hospital de Santa Maria, no Porto, lançou uma campanha de oferta de vacinas contra a doença pneumocócica, com o objetivo de reforçar a imunidade nos grupos de risco, numa fase em que vivemos uma segunda vaga de Covid-19.

Covid-19, como chegámos aqui

Da iliteracia em saúde à má estratégia comunicacional

"Mensagens contraditórias geram confusão e dúvidas e nada contribuem para a coesão comportamental tão necessária no combate a uma pandemia. É dos livros."

DPOC em Portugal - prevalência de tratamento

De acordo com o último estudo realizado em Portugal, existe subdiagnóstico da DPOC e uma potencial baixa adesão dos doentes ao tratamento.

Este ano ainda é mais importante protegermo-nos das infeções respiratórias

A Covid-19 veio introduzir um novo fator de preocupação para o próximo período Outono-Inverno. Neste período vão aumentar as infeções respiratórias. Todas as pessoas, sobretudo as mais frágeis, devem proteger-se!

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado a 31 de Maio, e tem como objectivo principal alertar as populações para os malefícios do tabaco e para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam mas que frequentam ambientes poluídos pelo tabaco, sendo estes os fumadores passivos.