Comunicado FPP - COVID-19 | Vacinação

AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Posição pública da Fundação Portuguesa do Pulmão

As doenças respiratórias nem sempre estiveram adequadamente contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra a COVID-19. Foi o caso da fibrose quística e do défice de alfa1-antripsina, em ambos os casos doenças com origem genética em que o aparelho respiratório é o principal ponto de impacto, originando doença severa que, em muitos casos compromete a esperança de vida.

Perante a não inclusão destes doentes nos grupos prioritários de vacinação a Fundação Portuguesa do Pulmão desenvolveu ações no sentido da correção do problema, de que são exemplos as cartas que endereçou à Sra. Ministra da Saúde e que se anexam.

Hoje, congratulamo-nos com a inclusão destes doentes nos grupos prioritários de vacinação, aguardando que a experiência científica permita a sua extensão aos menores de dezoito anos, os principais destinatários desta vacinação em ambas as doenças.

Fundação Portuguesa do Pulmão

16.05.2021