Notícias da fundação

Dia Europeu do Ex-Fumador

A data é celebrada a 26 de setembro em todos os Estados-Membros da União Europeia, com o objetivo de felicitar todos os que se tornaram ex-fumadores ou que deram os primeiros passos para deixar de fumar.

Comunicado FPP - COVID-19 | Proteção Respiratória

Agora que Portugal está a entrar numa nova onda da pandemia COVID-19, com um significativo aumento do número de casos, a Fundação Portuguesa do Pulmão chama uma vez mais a atenção para a necessidade de toda a população.

Fazer a vacina da pneumonia pode ajudar toda a sociedade

Por dia, 16 pessoas morrem de pneumonia em Portugal. Por ano, são 5 mil óbitos.  A preocupação deu o mote a uma campanha pela vacinação do Movimento Doentes pela Vacinação - MOVA, protagonizada por Herman José, para quem foi "um orgulho aceitar o nome e a cara a uma causa tão nobre".

Campanha "Leva-me a sério"

Herman José é o rosto de campanha de sensibilização para a importância da vacinação antipneumocócica. Chama-se "Leva-me a sério" e tem como objetivo sensibilizar e promover a vacinação contra a Pneumonia Pneumocócica, sobretudo entre os grupos de risco. Conheça a campanha!

"Leva-me a sério" - Campanha pela vacina antipneumocócica

"Leva-me a sério" é o nome da campanha lançada pelo Movimento Doentes pela Vacinação. A campanha pretende sensibilizar a população para a importância da vacinação antipneumocócica, sobretudo entre os grupos de risco.

Este ano ainda é mais importante protegermo-nos das infeções respiratórias

A Covid-19 veio introduzir um novo fator de preocupação para o próximo período Outono-Inverno. Neste período vão aumentar as infeções respiratórias. Todas as pessoas, sobretudo as mais frágeis, devem proteger-se!

Em ano de covid - vacinar contra a gripe!

Este ano é muito importante não nos esquecermos de fazer a vacina antigripal em Outubro. Neste próximo inverno, quanto mais conseguirmos evitar os episódios gripais, mais ficaremos protegidos de todo o rol de procedimentos diagnósticos e de ansiedades instaladas sempre que haja uma suspeita de covid19.

Comunicado FPP - Vacinação antigripal 2020-2021

Avizinha-se a época gripal, com a circulação conjunta do coronavírus e dos vírus Influenza, motivo acrescido de preocupação. Tal cenário aconselha, pois, a que se acentuem as medidas de combate a ambas a infeções e relativamente à gripe a vacina perfila-se como uma importante arma preventiva.

Falar de cancro do pulmão em tempos de Covid

Nos tempos que vivemos, falar de outros temas de saúde para além da Covid-19 não é tarefa fácil. Estamos tão focados na atual pandemia que ostracizamos as outras doenças, em muitos casos com resultados dramáticos. É o caso do cancro do pulmão, cujo Dia Mundial se comemora no próximo dia 1 de Agosto.

Observatório Nacional das Doenças Respiratórias

Da extensa lista do relatório deste observatório - ONDR - apresentamos alguns dados que espelham o largo peso que têm na saúde dos portugueses, e que podem ajudar a planear o trabalho e prevenir o seu agravamento.