Posição da Fundação Portuguesa do Pulmão acerca da prestação de cuidados de saúde a doentes crónicos necessitando de Oxigenoterapia e Ventiloterapia domiciliárias

A qualidade e duração de vida dos doentes necessitando de Oxigenoterapia e Ventiloterapia domiciliárias depende não apenas de esses meios estarem à disposição dos doentes mas, muito particularmente, da eficácia com que esses serviços são prestados, assente na qualidade e disponibilidade dos equipamentos e oxigénio medicinal, no ensino continuado e esclarecimento dos doentes por técnicos credenciados e na confiança dos doentes num serviço do qual depende a sua vida.


Posição da Fundação Portuguesa do Pulmão a propósito do Dia Nacional do Não Fumador

Comemora-se no dia 17 de Novembro o Dia Nacional do Não Fumador. A celebração deste dia insere-se num conjunto de iniciativas integradas numa vasta campanha, a nível mundial, que visa desincentivar as pessoas a fumar.


Posição da Fundação Portuguesa do Pulmão por ocasião do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Comemora-se no dia 18 de Novembro o dia Mundial da DPOC, promovido pela Global Initiative for Chronic Obstrutive Lung Diseases (GOLD) este sob o lema Breathless, not Helpless, ou seja com falta de ar mas não sem esperança. A Fundação Portuguesa do Pulmão não pode deixar de chamar a atenção para o problema da DPOC em Portugal, nesta ocasião.


Requisitos para a prestação de cuidados em Oncologia

Posição da Fundação Portuguesa do Pulmão

Desde há mais de duas décadas que, sob a orientação de vários pneumologistas com experiência e formação reconhecida nesta área, funcionam sectores dedicados ao diagnóstico e tratamento do Cancro do Pulmão. Inicialmente nos principais hospitais centrais e posteriormente em muitos dos hospitais distritais estes sectores integraram progressivamente especialistas recém formados em várias áreas conferindo-lhe um âmbito multidisciplinar, objectivo máximo para o bom planeamento e execução de qualquer tratamento oncológico. Desde o início procurámos garantir a integralidade do tratamento do doente com cancro do pulmão.


Plano Nacional de Saúde 2011-2016 - contributo para o debate

A propósito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016, em fase de preparação pelo Alto Comissariado da Saúde, a Fundação Portuguesa do Pulmão, elaborou um documento de consenso, aprovado em Conselho de Administração, com o parecer favorável do Conselho Científico, que esperamos contribua para que ás doenças respiratórias seja possível dar a resposta necessária, nos campos da prevenção da doenças e acompanhamento dos doentes.

Este documento é também assumido pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia pela a Associação Respira. Entregue no Alto Comissariado da Saúde em 25 de Janeiro de 2010.


2010 Ano Internacional do Pulmão: desafios para Portugal

Sendo 2010 o Ano do Pulmão a Fundação divulgou um manifesto intitulado Desafios para Portugal com o objectivo de consciencializar as autoridades, os cidadãos e a Sociedade Civil para a grave situação das doenças respiratórias em Portugal e para a necessidade de intervir no sentido de minimizar a sua incidência e os danos que causam.



PATROCINADORES