V Semana do Pulmão em Coimbra

Pneumonia mata cerca de 6.000 portugueses por ano, sendo responsável por 3,7% dos internamentos, a principal causa de mortalidade em Portugal e uma das maiores da Europa. De realçar que é o sector etário igual ou maior de 65 anos que mais contribui para esta realidade, sendo a principal medida preventiva para a Pneumonia nos idosos, a vacina da gripe e a vacina pneumocócica.

Por sua vez a DPOC atinge cerca de 700.000 a 800.000 portugueses, doença obstrutiva progressiva, muito invalidante nos seu graus mais elevados, sendo o fumo do tabaco um dos maiores responsáveis.Tudo indica que esta doença esteja sub-valorizada/diagnosticada, dado que é necessário realizar um exame - Espirometria para comprovar a doença, mas só uma minoria (9,3%) tem essa confirmação nos cuidados primários. Daí a necessidade de implementar a Rede Nacional de Espirometria, conforme tem vindo a insistir a FPP.

No que diz respeito ao tabaco, convém lembrar que todos os  anos "A Epidemia Global  do Tabaco" mata cerca de 6 milhões de pessoas, dos quais 600.000 são não fumadores (fumadores passivos)segundo a OMS. O Tabaco é o principal factor de risco do cancro do Pulmão. A Delegação de Coimbra tem dado prioridade às acções de sensibilização nas escolas, dado que considera uma das acções mais eficazes da prevenção.

PROGRAMA V SEMANA DO PULMÃO | 12 a 17 de Novembro de 2017

CONFERÊNCIA DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA
DIA 13 DE NOVEMBRO | Casa dos pobres de Coimbra
15H00 | Conferência sobre "Defenda-se da Pneumonia"
ORADOR Dr.Paulo Lopes ( Delegado de Coimbra da FPP)

CONFERÊNCIA DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
DIA 13 DE NOVEMBRO | Escola Básica Inês de Castro
08h30 e 10h20 | Conferência sobre "Os Malefícios do Tabaco"
ORADOR Dr.João Rui Almeida ( Membro da Delegação de Coimbra da FPP)

RASTREIOS:
15 DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÓNICA (DPOC)
Das 15:15 às 17h30 | Rastreio gratuito de Doenças pulmonares, com especial atenção para a DPOC.

Com colaboração da Técnica Isabel Freire, Drª Joana Pereira e Drª Carolina Cabo.

PATROCINADORES