Operação STOP DPOC

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de Março, a Associação RESPIRA pretende promover uma campanha de sensibilização, através de uma ação de rastreios gratuitos, no dia 8 de março, no Largo de Camões, entre as 17H e as 23H, para avaliar a função respiratória e promover o conhecimento em torno da DPOC e do meio de diagnóstico mais eficaz: a espirometria. Estes rastreios estendem-se também aos Hospitais Vila Franca de Xira, Loures e Centro Hospitalar de Setúbal, a serem realizados também no dia 8 de março.
Num dia dedicado às mulheres, a campanha "Operação STOP DPOC" pretende sensibilizar sobretudo a população feminina, cujo hábito tabágico tem vindo a aumentar, para uma doença cujo diagnóstico é muitas vezes feito já num estadio avançado, por ser considerada maioritariamente uma doença de homens.
A campanha "Operação STOP DPOC" tem como objetivos sensibilizar sobretudo o público feminino, no âmbito da efeméride do Dia Internacional da Mulher, para o aumento da DPOC, especificamente nas mulheres associada ao consumo de tabaco; alertar para a importância de um diagnóstico precoce e da realização da Espirometria como um dos exames de eleição; alertar a população para as consequências e malefícios do tabaco para a saúde respiratória; criar uma relação emocional de forma a que os grupos de risco se identifiquem com a campanha e procedam a atitudes preventivas.